Logo Folha de Pernambuco

Reino Unido

Mais da metade dos britânicos acredita que Liz Truss deveria renunciar

Primeiras semanas da primeira-ministra foram marcas pela morte de Elizabeth II e por turbulências políticas e financeiras

Nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz TrussNova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss - Foto: Niklas Halle'n / AFP

Mais da metade dos britânicos considera que a primeira-ministra Liz Truss, no cargo há menos de um mês, deveria renunciar, segundo uma pesquisa do instituto YouGov publicada nesta sexta-feira (30).

Após uma semana de turbulências políticas e financeiras causadas pelo projeto econômico da chefe de Estado, 51% dos britânicos consideram que a nova primeira-ministra deveria renunciar.

Entre os eleitores conservadores, 36% pensam que ela deve deixar o cargo.

Por outro lado, 54% estão a favor da saída de seu ministro de Finanças, Kwasi Kwarteng, afirmação que 41% dos eleitores conservadores concordam.

Nomeada primeira-ministra em 6 de setembro, as primeiras semanas de Truss em Downing Street foram marcadas pela morte da rainha Elizabeth II e, depois, por anúncios orçamentários que se tornaram um fiasco financeiro em meio à crise do custo de vida.

Após Kwarteng apresentar um "mini-orçamento" com base em enormes cortes de impostos financiados pela dívida, em 23 de setembro, os mercados se preocuparam e a libra esterlina atingiu uma baixa histórica na segunda-feira.

O Fundo Monetário Internacional pediu que Reino Unido revisar suas decisões e o Banco Central decidiu intervir urgentemente para acalmar os mercados.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter