Níger

"Mais de 100 terroristas" mortos após ataque no Níger, diz exército

Ataque foi resposta aos 20 militares mortos na semana passada pelos jihadistas

Níger é governado por líderes militares que tomaram o poder em um golpe de Estado em julho de 2023Níger é governado por líderes militares que tomaram o poder em um golpe de Estado em julho de 2023 - Foto: AFP

O Exército do Níger anunciou nesta quinta-feira (4) que matou "mais de 100 terroristas" em resposta a um ataque jihadista perto de Burkina Faso que deixou 20 militares mortos na semana passada.

"As operações terrestres e aéreas continuam para neutralizar o grupo terrorista responsável pelo ataque de Tassia", anunciou o Exército no seu último relatório de operações, acrescentando que "mais de 100 terroristas" morreram.

Em 25 de junho, "uma coalizão de grupos armados" matou 20 soldados e um civil na aldeia de Tassia, no departamento ocidental de Téra.

"Várias dezenas de terroristas" morreram em resposta a este ataque, disse o Exército nigerino, que alguns dias antes tinha matado um membro "influente" local do Estado Islâmico.

Desde então, outros jihadistas morreram em diversas operações militares no oeste do Níger.

O departamento de Téra está localizado na região de Tillabéri, na fronteira com o Mali e Burkina Faso e convertido em um refúgio para rebeldes ligados à Al-Qaeda e ao grupo Estado Islâmico.

O Níger, governado por líderes militares que tomaram o poder em um golpe de Estado em julho de 2023, também enfrenta violência no sudeste por parte do Boko Haram e do Estado Islâmico da África Ocidental (ISWAP).

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter