Treino

Mais de 17 mil soldados ucranianos se formam em programa dirigido pelo Reino Unido

Voltado para ucranianos com pouca ou nenhuma experiência militar, o programa consiste em um treinamento de, pelo menos, cinco semanas

Soldados ucranianosSoldados ucranianos - Foto: Anatolii STEPANOV / AFP

Mais de 17.000 recrutas ucranianos foram treinados em um ano em um programa de países ocidentais dirigido pelo Reino Unido, como parte de seu apoio a Kiev ante a invasão russa, anunciou o Ministério da Defesa britânico nesta segunda-feira (26).

Voltado para ucranianos com pouca ou nenhuma experiência militar, o programa consiste em um treinamento de, pelo menos, cinco semanas, que inclui manuseio de armas, primeiros socorros, normas de guerra, táticas de patrulha e treinamento em áreas rurais.

O treinamento foi implementado pelo Reino Unido e por outros nove países: Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Noruega, Finlândia, Suécia, Dinamarca, Lituânia e Holanda.

"A determinação e resiliência dos recrutas ucranianos que chegam ao solo britânico para treinar com forças britânicas e internacionais é uma lição de humildade", disse o secretário de Defesa britânico, Ben Wallace. "O Reino Unido e seus parceiros continuarão oferecendo este apoio vital, ajudando a Ucrânia a se defender da agressão russa pelo tempo que for necessário", acrescentou.

O objetivo do programa é formar 30.000 recrutas até 2024. Londres foi o primeiro aliado de Kiev a entregar tanques pesados ao Exército ucraniano, antes dos Estados Unidos, e se pronunciou em favor da entrega de caças antes de Washington autorizar o fornecimento de aviões F-16.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter