Coronavírus

Mais de 21,5 milhões de brasileiros estão atrasados para tomar a segunda dose

Montante equivale a 13% entre os que iniciaram o ciclo de imunização

Enfermeira francesa ministra dose da vacina contra a Covid-19Enfermeira francesa ministra dose da vacina contra a Covid-19 - Foto: ALAIN JOCARD / AFP

O Brasil tem mais de 21,5 milhões de “faltosos” para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta-feira mostram que 13% da população que tomou a primeira dose está em atraso para completar o esquema vacinal contra a Covid-19.

As estatísticas se concentram nas regiões Sudeste e Nordeste. São Paulo, estado mais populoso do país, encabeça a lista, com 4,5 milhões. Em seguida, vem Minas Gerais, que soma 2,6 milhões. Paraná e Rio de Janeiro registram 1,5 milhão cada.

Como principais motivos para o atraso vacinal, especialistas indicam medo de sofrer efeito adverso à segunda dose, esquecimento da data e desinformação sobre a necessidade de tomar a segunda dose para atingir a imunidade.

Esses números saltam desde 15 de abril, quando a pasta divulgou pela primeira vez. À época, Queiroga anunciou que 1,5 milhão de pessoas deixaram de retornar aos pontos de vacinação. O total triplicou para 4,6 milhões em 30 de julho e alcançou 7 milhões de “faltosos” em 11 de agosto. No dia 20, já eram 8,5 milhões.

O montante mais que dobrou em 40 dias, quando alcançou 17,2 milhões de pessoas em 1º de outubro. Cerca de 20 milhões estavam em atraso com a segunda dose da vacina em 19 de outubro e 21 milhões em 16 de novembro.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter