Logo Folha de Pernambuco

Guerra

Mais de 4,4 milhões de ucranianos já fugiram do país

Cerca de 90% dos que fugiram da Ucrânia são mulheres e crianças

Refugiada ucraniana abraça uma criança na estação de trem em Przemysl, perto da fronteira com a PolôniaRefugiada ucraniana abraça uma criança na estação de trem em Przemysl, perto da fronteira com a Polônia - Foto: Angelos Tzortzinis/ AFP

Mais de 4,4 milhões ucranianos fugiram do país desde a invasão ordenada pelo presidente russo, Vladimir Putin, em 24 de fevereiro, de acordo com os dados atualizados pelo Alto-Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur).

O Acnur contabilizou neste sábado (9), 4.441.663 refugiados ucranianos, mais 59.347 do que contabilizando na sexta-feira (8). Desde a Segunda Guerra Mundial, a Europa não assistia a um afluxo de refugiados tão grande.

Cerca de 90% dos que fugiram da Ucrânia são mulheres e crianças, dado que as autoridades ucranianas não permitem a saída de homens em idade militar devido à lei marcial.

A ONU também estima o número de deslocados internos em 7,1 milhões, segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), divulgados na terça-feira (5).

No total, mais de 11 milhões de pessoas, ou seja, mais de um quarto da população, tiveram que abandonar as suas casas e atravessar a fronteira para chegar aos países vizinhos ou encontrar refúgio em outras localidades da Ucrânia.

Antes do conflito, a Ucrânia tinha mais de 37 milhões de habitantes, sem incluir a península da Crimeia (sul), que foi anexada pela Rússia em 2014, e as regiões de Donetsk e Lugansk controladas por separatistas pró-russos.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter