Migração

Mais de 60 migrantes desaparecem em naufrágio na costa do Iêmen

A embarcação transportava cerca de 90 migrantes

Bandeira do IémenBandeira do Iémen - Foto: Reprodução

Pelo menos 64 migrantes africanos desapareceram no naufrágio de uma embarcação na costa do Iêmen, informou a Organização Internacional para as Migrações (OIM) nesta quarta-feira (15).

O incidente ocorreu no domingo, em Bab al Mandeb, o estreito que separa o Iêmen do Chifre da África, relatou a agência da ONU.

A embarcação transportava cerca de 90 migrantes, incluindo 60 mulheres, e se dirigia para o Iêmen, procedente do Djibuti, quando virou, devido a uma falha no motor, em um mar agitado, disse a OIM em um comunicado.

A Guarda Costeira deste país do Oriente Médio resgatou 26 sobreviventes, acrescentou a mesma fonte.

"Essa tragédia destaca a necessidade urgente de uma cooperação mundial para estabelecer vias migratórias mais seguras", disse o diretor interino da OIM-Iêmen, Matt Huber, no comunicado.

Esse tipo de acidente é comum na costa do Iêmen, um país em guerra que atrai migrantes africanos que buscam cruzá-lo para entrar na Arábia Saudita, ou em outras ricas nações árabes do Golfo.

Segundo a OIM, dos 867 migrantes falecidos no Iêmen registrados em 2022, pelo menos 795 morreram na rota entre esse país e a Arábia Saudita.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter