Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Mais de 60 vítimas de sequestro em massa na Nigéria são libertadas

Os sequestros com pedido de resgate são comuns nos estados do noroeste e do centro da Nigéria, onde operam grupos criminosos

Bandeira da NigériaBandeira da Nigéria - Foto: Mercado Livre/ Divulgação

Mais de 60 mulheres e crianças, vítimas de um sequestro no início de abril no noroeste da Nigéria, foram libertadas, disse um porta-voz do governo do estado de Zamfara à AFP nesta quinta-feira (23).

Os sequestros com pedido de resgate são comuns nos estados do noroeste e do centro da Nigéria, onde operam grupos criminosos.

"As 64 mulheres e crianças sequestradas na aldeia (de Gidan Danzara) foram libertadas por seus captores graças às operações militares realizadas pelas tropas na região", disse Suleiman Bala Idris, porta-voz do governador do estado de Zamfara.

A mobilização maciça das Forças Armadas na região nos últimos dias "pressionou os terroristas, forçando-os a fugir para os estados vizinhos e abandonar seus prisioneiros", acrescentou.

No entanto, os aldeões alegaram que tiveram que pagar aos captores pela libertação de seus parentes, o que foi negado pelo porta-voz do estado de Zamfara.

Sa'Idu Abbakar, um morador, afirmou ter sido forçado a pagar resgate, mas também a dar dinheiro a grupos armados para poder cultivar.

Outro residente, Faruku Yahaya, também admitiu ter pagado resgate.

Na Nigéria, é difícil saber em que circunstâncias os reféns foram libertados, devido às declarações geralmente contraditórias entre familiares e autoridades.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter