Mais de dois milhões de refugiados entraram na Polônia procedentes da Ucrânia
Dois em cada três refugiados entraram na Polônia
Mais de dois milhões de pessoas entraram na Polônia procedentes da Ucrânia para fugir da invasão das tropas russas, anunciou nesta sexta-feira a Guarda de Fronteira polonesa.
"Hoje, 18 de março, às 9H00 (5H00 de Brasília, o número de refugiados da Ucrânia superou dois milhões. São em sua maioria mulheres com crianças. os funcionários da Guarda de Fronteira são os primeiros poloneses que os ajudam quando atravessam a fronteira", afirmou a instituição em um comunicado.
Se o número for comparado com o balanço total de refugiados ucranianos publicado pela ONU, dois em cada três refugiados entraram na Polônia. Muitos, no entanto, tentam continuar sua jornada para outros países europeus mais a oeste ou para o Canadá.
Leia também
• Ucrânia procura sobreviventes em teatro atacado de Mariupol; Biden e Xi conversam sobre a guerra
• Rússia ataca fábrica perto do aeroporto de Lviv, oeste da Ucrânia
• Jornalista da Fox News que sobreviveu a ataque na Ucrânia se recupera com a família
Nos últimos dias, as autoridades polonesas registraram uma redução do número de chegadas.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) anunciou que o número de refugiados em fuga da invasão russa na Ucrânia superou 3,1 milhões de pessoas na quinta-feira.
Os refugiados são em sua maioria cidadãos ucranianos. Mas 162.000 pessoas de terceiros países saíram da ex-república soviética, informou a Organização Internacional para as Migrações (OIM).