chuvas em Pernambuco

Mais mulheres e 64 mortes em Jaboatão: quem são e onde morreram as vítimas das chuvas em Pernambuco

Ao todo, 129 pessoas perderam a vida no Estado em decorrência dos impactos dos temporais

Chuvas: buscas por desaparecidos no Jardim Monte VerdeChuvas: buscas por desaparecidos no Jardim Monte Verde - Foto: Sérgio Maranhão/AFP

Entre as 129 vítimas dos impactos causados pelas fortes chuvas do fim de maio e começo de junho em Pernambuco, 71 eram mulheres e 58, homens. O dado faz parte de um levantamento divulgado nesta sexta-feira (10), pela Secretaria de Defesa Social (SDS), e traz mais detalhes sobre a segunda maior tragédia natural já registrada na história do Estado.

Outro recorte indica que a maior quantidade de óbitos ocorreu em Jaboatão dos Guararapes: ao todo, 64 pessoas perderam a vida na cidade da Região Metropolitana do Recife. Segundo a secretaria, no georreferenciamento, foi levado em consideração o local do deslizamento de barreira ou enchente.

"Fizemos um extenso trabalho de investigação cruzando os dados disponíveis em diversos serviços e sistemas, para conhecer em maior profundidade essa tragédia sem precedentes na história de Pernambuco. Estamos falando de vidas, de famílias e populações inteiras marcadas por perdas imensuráveis e irreparáveis. E é por isso que o panorama pode ser consolidado somente agora, dias depois, mas de forma segura e precisa, dada a complexidade social e as fontes de informações", disse o secretário de Defesa Social, Humberto Freire.

Todas as 129 vítimas fatais foram reconhecidas e identificadas pelo Instituto Médico Legal (IML). Do total, 120, o equivalente a 93%, morreram soterradas em deslizamento de barreiras e as outras nove (7%) vieram a óbito por afogamento.

As mortes ocorreram principalmente nos dias 28 e 29 de maio, com 101 e 17, respectivamente. As demais ocorreram nos dias 25 (5), 30 (3) e 31 de maio (2). A 129ª morte ocorreu em 7 de junho

Das vítimas, aponta a SDS, 71 eram mulheres - o que corresponde a 55% do total. Os outros 58 (45%) eram homens. O recorte de idade indica que das 129 pessoas, 63 tinham entre 31 e 65 anos; 24 estavam na faixa entre 18 e 30 anos;  24 eram crianças de 1 a 12 anos; 9 tinham mais de 65 anos; 8 eram adolescentes de 13 a 17 anos; e um era recém-nascido.

O levantamento foi feito pela Gerência de Análise Criminal e Estatística (Gace) da Secretaria de Defesa Social, com base no georreferenciamento dos bairros das cidades pernambucanas e informações coletadas junto a prefeituras, Corpo de Bombeiros, órgãos estadual e municipais de Defesa Civil, Instituto de Medicina Legal (IML) e sistema Infopol.

Busca pelos corpos desaparecidos na Vila dos Milagres, no IburaBuscas por desaparecidos após a fortes chuvas que atingiram Pernambuco (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)

Onde morreram as vítimas?
O levantamento da SDS considerou o local de deslizamento de barreira ou enchente a partir de georreferenciamento. A maioria das mortes ocorreu em Jaboatão dos Guararapes, seguido do Recife, com 64 e 50 óbitos, respectivamente. Outras sete mortes foram registradas em Camaragibe, seis em Olinda, uma em Paulista e uma em Limoeiro.

A SDS também divulgou o detalhamento por bairros e cidades:

Cohab, Recife - 25 mortes
Dois Carneiros, Jaboatão - 24 mortes
Barro, Recife - 9 mortes
Padre Roma, Jabotão - 7 mortes
Muribeca, Jaboatão - 7 mortes
Ibura, Recife - 7 mortes
Santo Aleixo, Jaboatão -  6 mortes
Curado, Jaboatão - 6 mortes
Alto Santo Antônio, Camaragibe - 6 mortes
Cavaleiro, Jaboatão - 4 mortes
Guabiraba, Recife - 3 mortes
Zumbi do Pacheco, Jaboatão - 2 mortes
Engenho Velho, Jaboatão - 2 mortes
Peixinhos, Olinda - 2 mortes
Córrego do Abacaxi, Olinda - 2 mortes
Tejipió, Recife - 1 morte
Dois Irmãos, Recife - 1 morte
Córrego do Jenipapo, Recife - 1 morte
Casa Amarela, Recife - 1 morte
Cajueiro, Recife - 1 morte
Alto Santa Terezinha, Recife - 1 morte
Sucupira, Jaboatão - 1 morte
Socorro, Jaboatão - 1 morte
Piedade, Jaboatão - 1 morte
Loteamento 92, Jaboatão - 1 morte
Comporta, Jaboatão - 1 morte
Alto da Colina, Jaboatão - 1 morte
Santa Tereza, Olinda - 1 morte
Águas Compridas, Olinda - 1 morte
Jaguaribe, Paulista - 1 morte
Zona Rural de Limoeiro - 1 morte
Bairro dos Estados, Camaragibe - 1 morte

Ao citar que as prioridades, num primeiro momento, foram resgatar e salvar cerca de 2,5 mil pessoas que estavam ilhadas, o secretário Humberto Freire elencou operações de localização e identificação de todos os desaparecidos, bem como a entrega dos corpos às suas respectivas famílias. 

"É preciso se debruçar e analisar essa triste realidade, para nortear com maior precisão as políticas públicas, além de subsidiar nossos planos de prevenção e contenção de desastres ambientais e climáticos”, completou.

Veja no arquivo a seguir a relação dos nomes completos das vítimas, datas dos óbitos e locais das ocorrências, com recorte por logradouro, bairro e município:

Veja também

Cai número geral de doações de órgãos no Brasil, de acordo com novo levantamento
HUMANIDADE

Cai número geral de doações de órgãos no Brasil, de acordo com novo levantamento

Processo seletivo pretende ajudar jovens de 17 a 24 anos a iniciarem carreira profissional
curso gratuito

Processo seletivo pretende ajudar jovens de 17 a 24 anos a iniciarem carreira profissional

Newsletter