PAULISTA

Mais três linhas passam a ter integração temporal no T.I. Pelópidas Silveira a partir deste sábado

Agora serão seis linhas com integração temporal no T.I.

Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em PaulistaTerminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista - Foto: divulgação/GRCTM

O feriado de São João chega com mudança para os passageiros que utilizam o Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR). A partir deste sábado (24), mais três linhas começam a operar com integração temporal: 1934 - Arthur Lundgren I/TI Pelópidas, 1935 - Paratibe/TI Pelópidas e 1941 - Arthur Lundgren II/TI Pelópida.

Os usuários dessas linhas passarão a embarcar pela porta da frente e registrar o cartão VEM no validador para liberar a catraca. Outras três linhas - 1931 - Jardim Paulista Baixo/TI Pelópidas, 1932 - Jardim Paulista Alto/TI Pelópidas e 1943 - Mirueira/TI Pelópidas - já estavam com a integração temporal no T.I. Pelópidas deste o início deste mês.

Segundo o Grande Recife Consórcio de Tranporte Metropolitano (GRCTM), os passageiros das demais 18 linhas do T.I. seguem embarcando pelas portas do meio ou traseira sem a necessidade do uso do cartão VEM. 

A integração temporal permite a circulação com o pagamento de uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). O embarque no sistema é válido apenas com a utilização do cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Passagens pagas em dinheiro não contemplam a integração.

O GRCTM informa que quem ainda não possui o cartão VEM pode adquirir o VEM Comum, distribuído gratuitamente no embarque das linhas que farão a integração temporal no TI Pelópidas.

"Basta procurar a equipe de distribuição e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Logo após o cadastro, o usuário recebe seu cartão VEM Comum", informa.

O Grande Recife explica que, em casos de cobrança indevida de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, "desde que devidamente justificado".

O passageiro deve entrar em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone (81) 3125.7858, ao qual deverá informar dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. "Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário", diz o GRCTM.

Dos 26 terminais integrados da RMR, 21 estão com a integração temporal em todas as linhas: T.I.s Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima, Igarassu, Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

Já os outros cinco T.I.s - Barro, Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15 e Pelópidas - operam parcialmente com o sistema temporal. O sistema começou a implementado na RMR em 2017.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter