Mais um bebê nasce com anticorpos contra a Covid-19 no Brasil, agora no Acre
Chamada Antonella, a menina nasceu há 26 dias, em Cruzeiro do Sul
Antonella Ramirez Jucá, nascida no Acre, há apenas 26 dias, é o segundo caso comprovado no Brasil de bebês que vieram ao mundo com anticorpos contra a Covid-19.
Filha da empreendedora Joicelene de Souza Ramirez, de 35 anos, e do sargento Maicon Jucá, de 31, ela reside no bairro do Telégrafo, em Cruzeiro do Sul.
A mãe da menina apresentou diabetes gestacional na reta final da gravidez de Antonella, precisando se internar alguns dias antes da data prevista para o parto.
No oitavo mês de gestação, Joicelene chegou a fazer um teste para detecção do coronavírus Sars-CoV-2, mas teve resultado negativo. Após dar à luz, ela foi submetida a um novo exame, que apontou a presença de anticorpos, mesmo sem ter recebido vacina ou apresentado sintomas de infecção pelo vírus. A família, então, decidiu fazer um exame também na neném, que, para a surpresa deles, também apresentou anticorpos.
O primeiro caso de bebê protegido naturalmente contra a Covid-10 ocorreu em Tubarão, no Sul de Santa Catarina. Enrico, de 40 dias, nasceu com os anticorpos após a mãe dele, que é médica e trabalha em um posto de saúde, ser vacinada com as duas doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.