Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Mamão: veja as 4 propriedades da fruta que vão muito além de ajudar o trânsito intestinal

Conhecido por suas fibras, ele também é um auxiliador da digestão de proteínas e ajuda a dar um efeito de "bronze"

Foto: André Nery/Folha de Pernambuco

Muito conhecido por seu papel ligado à presença de fibras alimentares, que ajudam a regular o trânsito intestinal ao estimular os movimentos peristálticos (contração dos músculos presentes no tubo digestório). No entanto, outras propriedades, menos conhecidas, também garantem grandes benefícios à saúde.

A presença de carotenóides
Como destaca Alexandre Danton, mestre em Nutrição e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e professor no Centro Universitário Christus, em Fortaleza (CE), dentre os compostos pigmentados, chamados de carotenóides, presentes no mamão, o betacaroteno é o que mais chama atenção.

— São 0,7 mg de beracaroteno a cada 100 g de mamão fresco, de 30% a 38% dessa quantidade é absorvida pela corrente sanguínea. Um estudo recente mostra que a presença do leite junto à fruta, essa absorção pode aumentar ainda mais — enumera o especialista.

Ajuda no bronzeado
Essa substância previne o aparecimento de doenças cardíacas e problemas de visão. Assim como a cenoura, também ajuda a causar uma impressão de "bronzeado" da pele através do betacaroteno, por conta da circulação da pigmentação alaranjada no sangue após a ingestão da fruta.
 

Ajuda na digestão de proteínas
O mamão apresenta uma dupla de enzimas proteolíticas, substâncias capazes de degradar proteínas, chamadas de papaína e quimiopapaína, como aponta o especialista. Elas funcionam como auxiliadores no processo digestivo quando se come carnes.

Defesa do sistema imunológico
Além disso, os nutrientes presentes na fruta, como a vitamina C, vitamina A (convertida através dos betacarotenoides), vitamina E e diversos antioxidantes fazem que com o mamão seja um defensor do sistema imunológico.

Veja também

Igreja na Suíça usa I.A. para fiéis "conversarem" com Jesus no confessionário
Inteligência artificial

Igreja na Suíça usa I.A. para fiéis "conversarem" com Jesus no confessionário

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
REPARAÇÃO

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Newsletter