Logo Folha de Pernambuco

Protesto

Ato contra o aborto reúne manifestantes em Boa Viagem, nesta quinta-feira de feriado

A Polícia Militar de Pernambuco estima a presença de cerca de 600 pessoas no ato

Manifestantes contra o aborto caminharam pela avenida Boa ViagemManifestantes contra o aborto caminharam pela avenida Boa Viagem - Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

Manifestantes contra a descriminalização do aborto se reúnem na tarde desta quinta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, na avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

A manifestação ocorre a nível nacional e, segundo a organização, não possui cunho político. Estão previstos atos em todas as capitais e em mais de 50 cidades do interior do País. 

Boa parte dos manifestantes utiliza roupas nas cores verde e amarela, além de portar bandeiras do Brasil. O grupo, que se concentrou na altura da Padaria Boa Viagem, segue em caminhada pela avenida à beira-mar, entoando gritos de ordem e também com momento de canto do Hino Nacional Brasileiro.

Presidente do grupo Guardiões da Nação - Pernambuco e uma das responsáveis por organizar o ato no Recife, Fátima Machado afirma que a manifestação tem caráter pacífico.

“Esse é um ato pró-família, cristãos. A gente é contra o aborto, contra as drogas e estamos aqui fazendo essa manifestação pacífica, como sempre fizemos, pelo nosso país”, disse. 

Delegatário substituto em um cartório no Recife, Calíope Monteiro, de 59 anos, é integrante do grupo “Te Liberta, Recife”, um dos movimentos presentes na manifestação.

“Nosso objetivo é protestar contra o aborto e contra as drogas. Essa é a nossa finalidade aqui hoje na avenida Boa Viagem”, comentou. 

A autônoma Daniele Feitosa, de 43 anos, também decidiu participar da manifestação.

“Estamos aqui porque somos contra o projeto de lei que está tramitando no STF [Supremo Tribunal Federal] de aborto legal. Independente de quanto tempo de vida, todos têm direito à vida”, defendeu.

A manifestação ocorre em reação ao início da votação pelo Supremo Tribunal Federal da ADPF 442, que pauta a descriminalização do aborto até 12ª semana de gestação no Brasil.

No último dia 22 de setembro, poucos antes de se aposentar, a então presidente do STF, Rosa Weber, pautou o julgamento em plenário virtual e votou pela descriminalização do aborto até a 12ª semana de gravidez.

A Polícia Militar de Pernambuco acompanha a manifestação e estima a presença de cerca de 600 pessoas no ato.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter