Logo Folha de Pernambuco

Ipojuca

Maré vermelha causa intoxicação em banhistas na praia de Maracaípe, no Litoral Sul de Pernambuco

Fenômeno é ocasionado pela decomposição de algas de alto mar trazidas à costa pelas correntezas

Praia de Maracaípe, PernambucoPraia de Maracaípe, Pernambuco - Foto: Priscilla Aguiar/Arquivo Folha de Pernambuco

Um fenômeno natural conhecido como "Tingui" ou maré vermelha, atinge a praia de Maracaípe, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, e tem provocado intoxicação em banhistas

De acordo com Prefeitura de Ipojuca, o fenômeno é ocasionado pela decomposição de algas de alto mar trazidas à costa pelas correntezas em função da variação da maré, ação que ocorre principalmente em período de altas temperaturas.

Ainda segundo a gestão da cidade, de terça (30) até esta quinta-feira (1º), mais de 20 pessoas com sintomas como febre e náusea foram atendidas em unidades de saúde do município, medicadas e liberadas. As algas expelem toxinas que podem levar a quadros de intoxicação dos banhistas ou frequentadores da praia.

"A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Ipojuca informa que está monitorando esse fenômeno. A recomendação é não se aproximar desses trechos setorizados da praia e principalmente o banho de mar para evitar problemas de saúde", disse a pasta, por meio de nota.

A secretaria informou também que, caso identificado, o trecho de praia contaminado pode ser momentaneamente isolado.

Em 2019, banhistas e sufistas também foram contaminados em Maracaípe por causa do "Tingui", e relataram dor de cabeça, espirros, tosse, coriza, febre, enjoo e diarreia após contato com o mar.
 

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter