Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Marido diz que capitão estava "distraído" antes de acidente que matou editora de Harry Potter

Elio Persico segue internado e por isso não está preso; resquícios de álcool e drogas foram encontrados em suas amostras de sangue

Polícia investiga como homicídio culposo e naufrágio acidente de barco em que editora de Harry Potter morreuPolícia investiga como homicídio culposo e naufrágio acidente de barco em que editora de Harry Potter morreu - Foto: Reprodução

O marido da editora de Harry Potter que morreu num acidente de lancha afirma que o capitão do barco estava "distraído" pelo celular antes de antes de colidir contra um veleiro.

O Ministério Público de Salerno, na Itália, investiga como homicídio culposo e naufrágio o acidente entre embarcações que resultou na morte de Adrienne Vaughan, editora-chefe do escritório nos EUA da Bloomsbury, detentora dos direitos de publicação da série de livros do bruxo de Hogwarts.

Segundo o jornal Corriere Salerno, Elio Persico, capitão do barco em que a turista americana estava com o marido e os dois filhos está internado e só por isso não está preso. Foram encontrados resquícios de álcool e drogas em suas amostras de sangue. Marido da vítima, Mike White culpa a distração do piloto pelo acidente.

— Ele estava o tempo todo no celular — afirmou ele, segundo o "Il Messaggero".

O procurador-chefe de Salerno, Giuseppe Borrelli, afirmou que "existem investigações em andamento", mas não deu mais detalhes do caso. Segundo o Corriere Salerno, a prioridade seria entender se os entorpecentes no sangue do capitão afetaram sua habilidade de guiar a embarcação.
 

A segunda questão a ser resolvida é se Persico, como relataram testemunhas, estava usando o telefone no momento da colisão, circunstância que será esclarecida quando os telefones forem periciados. Ainda serão analisadas a trajetória e a velocidade da embarcação no momento do acidente.

Entenda o caso
Adrienne, de 45 anos, o seu marido, Mike, e os filhos, Leanna, de 14, e Mason, de 11, alugaram um barco para passear pela costa sul da Itália. Por volta das 18h30m, o barco de sete metros em que estavam colidiu com o veleiro Tortuga, de 45 metros, com 85 pessoas celebrando um casamento perto de Fiordo di Furore.

Turistas americanos e alemães estavam no meio do banquete de casamento quando a tragédia ocorreu, afirmou a mídia local. Adrienne teria sido jogada na água e fatalmente atingida pelas hélices do barco. Helicópteros e ambulâncias correram para o local, mas a editora-chefe foi declarada morta. Abaixo, vídeo do acidente:

Seu marido também foi jogado do barco e teria sofrido ferimentos graves nos membros. As crianças não se feriram, mas estão em estado de choque. O capitão do barco também ficou ferido e foi levado ao hospital junto com Mike.

Os convidados do casamento, que foram citados como abalados, voltaram ao porto para serem interrogados pela polícia sobre o acidente. Uma investigação sobre a colisão foi iniciada pela Autoridade Portuária de Amalfi. Ainda não está claro como as duas embarcações colidiram.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter