Marinha do Brasil abre visitação para Navio-Escola no Recife nesta quinta (17)
Embarcação terá no Recife seu último porto brasileiro durante a 37ª Viagem de Instrução
A Marinha do Brasil abre nesta quinta-feira (17) o Navio-Escola Brasil (U 27) para visitação pública gratuita no Porto do Recife. Atracada na capital pernambucana desde a quarta, a embarcação poderá ser visitada pelo público das 8h30 às 12h.
O acesso, que acontece de forma gratuita, deverá ser realizado pelo Terminal Marítimo de Passageiros. A visitação acontece por ordem de chegada.
Leia também
• Jantar indiano e aula de ioga no Tulasi, no Pina, no dia 18 de agosto; confira programação
• Dois Irmãos monta programação para o aniversário de Sena, o chimpanzé mais velho do Brasil
• Cinema da Fundação do Derby reabre com programação especial nesta quinta-feira (17)
Incorporado à Marinha em 1986, o Navio Escola é utilizado na fase final da formação dos futuros oficiais.
Nele, uma comissão nomeada de Viagem de Instrução de Guardas-Marinha tem a oportunidade de vivenciar experiências práticas dos conhecimentos teóricos adquiridos durante o período na Escola Naval.
“Esse navio é essencial para a formação dos futuros oficiais da Marinha. Indo para o exterior, eles conseguem ver coisas que não aplicamos no Brasil, desde uma instrução náutica diferente até o conhecimento astronômico”, afirmou o comandante de Mar e Guerra, Caio Cardoso.
A embarcação, que iniciou sua viagem no Rio de Janeiro, no dia 12 de agosto, terá no Recife seu último porto brasileiro durante a 37ª Viagem de Instrução. Daqui, o Navio Escola segue para Colômbia.
A viagem também inclui paradas na América do Norte, Europa, Oriente Médio e África. O retorno para o Brasil está programado para o mês de dezembro.
“Cabe ao Navio Escola a nobre tarefa de mostrar nossa bandeira nos diversos países a serem visitados”, completou o comandante.
Além do Navio Escola, os recifenses também poderão visitar o Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” (A 140) durante o final de semana.
Com 208 metros de comprimento e 31,7 metros de largura, o NAM é o maior navio de guerra da Marinha do Brasil e de toda a América Latina.
No sábado (19), a visitação acontece das 8h30 às 16h. Já no domingo (20), será realizada das 8h30 às 12h. A entrada também é gratuita e deverá ser realizada pelo Terminal Marítimo de Passageiros.
De acordo com a chefe do Escritório de Gestão do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, a temporada de visitação passará a fazer parte do calendário de eventos da capital pernambucana.
"É mais um atrativo para o centro histórico da nossa cidade. Essa temporada de navios da Marinha entra para o calendário de eventos do nosso bairro e faz com que as famílias venham visitar e conheçam nosso centro histórico", destacou.
Ainda neste sábado (19), quem visitar o centro do Recife também poderá conferir uma apresentação da Banda da Marinha. Com 300 integrantes, a formação irá se apresentar às 17h, no Marco Zero.