NAVEGAÇÃO

Marinha do Brasil adiciona aplicativo de monitoramento de embarcações à Operação Verão 2024

O NavSeg tem o objetivo de dar mais praticidade e segurança a condutores e passageiros

Operação consiste no aumento de fiscalização e campanhas de conscientizaçãoOperação consiste no aumento de fiscalização e campanhas de conscientização - Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil lançou a Operação Verão 2024, que, como de costume, acontece entre os meses de dezembro e fevereiro, quando as temperaturas e atividades náuticas aumentam. A ação consiste no aumento de fiscalização e divulgação de campanhas educativas em todo o litoral brasileiro. Com o objetivo de promover mais segurança, a Diretoria de Portos e Costas, em parceria com o Ministério do Turismo, adicionou à pasta o NavSeg, aplicativo lançado em setembro para monitoramento de embarcações.

A operação acontece por meio dos Comandos de Distritos Navais, das Capitanias dos Portos, e suas Delegacias e Agências subordinadas. O foco está em conscientizar condutores e passageiros sobre as boas práticas para uma navegação segura.

Com a chegada do NavSeg, a expectativa é de que haja uma maior praticidade no trabalho dos agentes, além de economizar tempo e recursos. A Marinha do Brasil também espera uma maior conveniência para o comandante, que pode compartilhar sua localização e permitir que a Capitania dos Portos fique responsável por monitorar a área em que estiver navegando, além da posição da embarcação, de maneira automática

O objetivo é otimizar a segurança do condutor e passageiros de uma embarcação. Para tal, a Marinha conta com os dados dos viajantes e embarcações para realizar o monitoramento. Em caso de necessidade e socorro ou salvamento, os agentes poderão identificar os tripulantes que estiverem em situação de perigo para envio de ajuda.

O aplicativo está disponível gratuitamente nas plataformas Android e IOS, e substitui o "Aviso de Saída", documento em que o navegador informa sua intenção de viagem. 

Veja também

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio
incêndios florestais

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado
Justiça

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado

Newsletter