Logo Folha de Pernambuco

Recife

Marinha abrirá visitação aos navios NE "Brasil" e NAM "Atlântico", no Terminal Marítimo do Recife

O evento terá o objetivo de mostrar a população a história e rotina dos dois navios tradicionais da Força

NAM AtlânticoNAM Atlântico - Foto: Divulgação

A Marinha do Brasil (MB) abrirá para visitação pública gratuita, no Porto do Recife, área central da cidade, dois navios tradicionais da corporação.

São eles o Navio-Escola (NE) “Brasil” (U-27), que estará aberto das 8h30 às 12h, na quinta-feira (17), e o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM)  “Atlântico” (A-140), um dos maiores navio da guerra da Marinha do Brasil e de toda a América Latina, que estará aberto das 8h30 às 16h, no sábado (19), e das 8h30 às 12h, no domingo (20).

O acesso aos navios será pelo Terminal Marítimo de Passageiros Nelcy da Silva Campos.


NE “Brasil”
O NE “Brasil”, incorporado à MB em 1986, é empregado na fase final da formação dos futuros oficiais da Marinha do Brasil.

A comissão, chamada de Viagem de Instrução de Guardas-Marinha, tem o propósito de complementar, com ênfase na experiência prática, os conhecimentos teóricos adquiridos pelos militares na Escola Naval durante o ciclo escolar, aprimorar a formação cultural dos futuros Oficiais e representar o País e a Marinha nos portos visitados, promovendo o estreitamento dos laços de amizade com as nações amigas.

A cidade do Recife será o último porto brasileiro na 37ª Viagem de Instrução do NE “Brasil”.

Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”
O Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” é o maior navio de guerra da América Latina. Tem 208 metros de comprimento e 31,7 metros de boca (largura). Foi construído em meados dos anos de 1990 pelas companhias Kvaerner Govan e VSEL, na cidade portuária de Barrow-in-Furness, Inglaterra.

O “Atlântico” foi incorporado à Marinha do Brasil em 2018, adquirido da Marinha Real Britânica. É projetado para as tarefas de controle de áreas marítimas e projeção de poder sobre terra, pelo mar e ar.

É apropriado para missões de caráter humanitário, auxílio a vítimas de desastres naturais, de evacuação de pessoal e operações de manutenção de paz. Sua última comissão humanitária foi em São Paulo por ocasião das fortes chuvas naquele Estado.

Veja também

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

Newsletter