Logo Folha de Pernambuco

Ucrânia x Rússia

Mariupol, cidade do leste da Ucrânia, sem energia elétrica após ofensiva russa

Ao mesmo tempo, o comandante das forças separatistas do território pró-Rússia de Donestk anunciou que Mariupol "será completamente cercada" nesta terça-feira.

Mariupol em imagem de 23 de fevereiroMariupol em imagem de 23 de fevereiro - Foto: AFP

A cidade de Mariupol - no leste da Ucrânia, no Mar de Azov -, está sem energia elétrica depois de uma ofensiva russa, anunciou o governador da região, Pavlo Kirilenko, e as forças invasoras querem cercar a cidade estratégica.

"Mariupol e Volnovakha são nossas", escreveu o governador no Facebook. 

"As duas cidades estão sob pressão do inimigo, mas estão resistindo. Em Mariupol, as linhas de energia foram cortadas e a cidade está sem eletricidade", acrescentou.

De acordo com Kirilenko, Volnovakha, uma cidade de 20.000 habitantes, ficou praticamente "destruída". 

Ao mesmo tempo, o comandante das forças separatistas do território pró-Rússia de Donestk, Eduard Basurin, anunciou que Mariupol "será completamente cercada" nesta terça-feira.

Basurin afirmou que suas tropas permitirão que os civis deixem a cidade por "dois corredores humanitários" abertos até quarta-feira.

 

Mariupol e Volnokhava ficam entre o território controlado pelos rebeldes separatistas pró-Rússia do leste e a península da Crimeia, que foi anexada por Moscou em 2014. As tropas russas tentam uma ofensiva para unir os dois territórios. 

Mariupol é um porto estratégico onde vivem quase meio milhão de pessoas. A cidade foi cenário de um conflito em 2014, quando foi ocupada pelos separatistas pró-Rússia e depois retomada pelas forças ucranianas. 

 

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter