Logo Folha de Pernambuco

Conflito

Marrocos impede mais de 150 migrantes de entrarem no enclave espanhol de Ceuta

Além dos detidos, 14 membros das forças de segurança e seis migrantes ficaram feridos durante a operação

Em 2021, imigrantes também nadaram até o território de Ceuta, enclave da Espanha no Marrocos, na tentativa de entrada ilegal no país.Em 2021, imigrantes também nadaram até o território de Ceuta, enclave da Espanha no Marrocos, na tentativa de entrada ilegal no país. - Foto: Jon Nazca/Reuters

As forças de segurança marroquinas impediram nesta sexta-feira (14) mais de 150 migrantes originários da África subsaariana de entrarem ilegalmente no enclave espanhol de Ceuta, dos quais 70 foram detidos, segundo as autoridades locais.

A tentativa partiu da cidade fronteiriça de Castillejos, no Marrocos. "Cerca de 150 migrantes clandestinos, alguns deles com paus, pedras e armas brancas foram recusados pela força pública", indicaram à AFP autoridades locais.

Além dos detidos, 14 membros das forças de segurança e seis migrantes ficaram feridos durante a operação, informam as mesmas fontes.  Os feridos foram transferidos para o hospital de Castillejos.

O enclave de Ceuta, assim como o de Melilla, também espanhol, são as únicas fronteiras terrestres da União Europeia no continente africano e são alvos frequentes de tentativas de entrada de migrantes que pretendem chegar à Europa.

A imigração clandestina diminuiu mais de 25% na Espanha em 2022, em relação ao ano anterior, graças a uma cooperação favorecida por uma disputa diplomática entre Madri e Rabat no fim do ano passado. No entanto, as entradas por via terrestre a Ceuta e Melilla aumentaram 24,1%, indicou em janeiro o Ministério do Interior espanhol.

Cerca de 2.000 migrantes, em sua maioria sudaneses, tentaram entrar à força em Melilla em 24 de junho. Essa tentativa deixou 23 mortos entre os migrantes, segundo as autoridades marroquinas, e 27, segundo a Associação Marroquina de Direitos Humanos (AMDH), o balanço mais mortal registrado durante as tentativas de entrada de migrantes nas duas cidades autônomas espanholas.

Veja também

China divulga diretrizes para emissão de títulos de propósito específico
DIRETRIZES

China divulga diretrizes para emissão de títulos de propósito específico

Presidente da Colômbia anuncia "aumento muito acima da inflação" do mínimo e juros sobem
colômbia

Presidente da Colômbia anuncia "aumento muito acima da inflação" do mínimo e juros sobem

Newsletter