Logo Folha de Pernambuco

Gaza

"Massacre em Gaza" cancela as festas de Natal em Belém, onde nasceu Jesus

Local histórico recebe milhões de turistas para comemorar o Natal; nem a pandemia de Covid-19 havia impedido as festividades

Bandeira da palestinaBandeira da palestina - Foto: Ishara S. Kodikara/AFP

A guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, na Faixa de Gaza, provocou o cancelamento das celebrações de Natal em Belém, na Palestina.

A cidade é conhecida por ter sido o local de nascimento de Jesus de Nazaré, e é considerada uma das mais antigas comunidades cristãs do mundo.

As celebrações não serão realizadas “em homenagem aos mártires e em solidariedade ao nosso povo em Gaza”. Neste ano, não haverá árvores de Natal ou luzes decorativas na Praça da Manjedoura, o local exato onde Jesus teria nascido.

Essa é a primeira vez que a festa foi cancelada, desde o início Mesmo durante a pandemia de Covid-19, a praça foi decorada para a festividade.

"A razão é a situação geral na Palestina; as pessoas não gostam de nenhuma celebração, ficam tristes, irritadas e chateadas; nosso povo em Gaza está sendo massacrado e morto a sangue frio — afirmou um porta-voz do município de Belém. Portanto, não é de todo apropriado realizar tais festividades enquanto há um massacre em Gaza e ataques na Cisjordânia", finalizou.

Uma missa e sessões de orações ainda estão previstas para acontecer, mas nenhuma luz ou decoração será acesa em qualquer lugar da área.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter