Mato Grosso do Sul é o primeiro a confirmar terceira dose contra Covid em adultos
O estado conta com estoque de 507.671 doses
Após anúncio do Ministério da Saúde de ampliação da dose de reforço da vacina contra Covid-19 aos adultos de 18 a 59 anos, o secretário de Saúde de Mato Groso do Sul, Geraldo Resende, liberou os municípios do estado a começarem aplicação da terceira dose ainda nesta terça-feira (16). O estado conta com estoque de 507.671 doses.
Segundo o secretário, já estava previsto o início da aplicação do reforço amanhã, mesmo que o governo federal não adotasse a medida.
"Nós vamos começar hoje nos municípios que puder iniciar o reforço e, amanhã, vamos começar com todos os outros municípios. Como o ministério anunciou hoje, vamos já começar na parte da tarde. Nossa principal preocupação está solucionada agora, que era iniciar o reforço", disse Resende.
Leia também
• Justiça Federal exige de funcionários e visitantes comprovante de vacinação ou teste negativo
• Vacinação itinerante no Recife leva imunizantes contra a Covid-19 para dez comunidades; veja lista
• Turismo vive retomada com vacinação, que turbina as viagens pelo Brasil
Mato Grosso do Sul tem no estoque vacinas Astrazeneca (18.700), Pfizer (307.000) e Coronavac (24.000), sem contar os imunizantes que estão na rede de frio dos municípios que totalizam 157.971 doses. Ainda de acordo com os dados do estado, 96,40% da população foi vacinada com a primeira dose contra Covid e 84,86%, a partir de 18 anos, imunizada com duas doses ou dose única.
A aplicação da dose se reforço era autorizada apenas para idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde. O intervalo, que antes era de seis meses para os três grupos, passou para cinco meses para todo o público-alvo.
Segundo o ministério da Saúde, a dose de reforço será, preferencialmente, da Pfizer. Janssen ou AstraZeneca também podem ser administradas. A decisão se baseia nos resultados de estudo da Universidade de Oxford, encomendado pela pasta, que mostra que a vacinação heteróloga, isto é, com imunizantes de laboratórios diferentes, aumenta a resposta imune. Segundo a pasta, 10.751.598 pessoas já receberam a dose de reforço até o momento.