Logo Folha de Pernambuco

famosos

Maya Massafera: como é a cirurgia de feminilização da voz feita pela influenciadora

Maya publicou um vídeo nesta terça-feira em que mostrou o resultado do procedimento

Maya MassaferaMaya Massafera - Foto: Instagram/Reprodução

A influenciadora Maya Massafera publicou um vídeo nesta terça-feira em que mostrou a evolução de sua voz após as duas cirurgias de feminilização das cordas vocais, feitas como parte do processo de transição de gênero iniciado por Maya.

Na publicação, ela conta que a última cirurgia foi há 15 dias: — Então a minha voz não está pronta ainda. Ela só vai estar pronta daqui a dois meses e meio, que são três meses após a cirurgia — diz no vídeo.

A cirurgia de feminilização vocal é uma alternativa para mulheres trans para tornar a voz mais aguda. A própria hormonioterapia já influencia no tom da voz, porém o procedimento pode trazer resultados mais satisfatórios para a autoestima da população transexual.

Isso é possível porque o tom da voz é relacionado à frequência do som emitido pelas cordas vocais. Essa frequência, por sua vez, é determinada pelo comprimento e a tensão das cordas.

Geralmente, em mulheres cisgêneros (que se identificam com o gênero atribuído ao nascerem), a frequência gira em torno de 220Hz, enquanto em homens cisgêneros (que se identificam com o gênero atribuído ao nascerem), de 120Hz.

A técnica mais utilizada para elevar essa frequência em mulheres trans é chamada de glotoplastia, um procedimento cirúrgico que envolve uma sutura nas cordas vocais para reduzir seu comprimento e, consequentemente, sua área de vibração.

É o que explicou a médica otorrinolaringologista, Erica Campos, que realiza o procedimento no Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia, em publicação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), da qual a unidade é vinculada:

"A glotoplastia diminui a prega vocal com suturas, resultando na voz mais aguda. Não há cicatriz, já que a cirurgia é feita por dentro da boca. Contudo, é preciso permanecer de 7 a 10 dias em silêncio absoluto. Por isso, oriento ao menos 30 dias de afastamento em casos de grandes compromissos vocais, como professores e palestrantes, por exemplo”.

“Esse procedimento traz um sentimento de pertencimento às mulheres. Muitas vezes elas, sejam cis ou trans, passam por essa disforia vocal, que é um processo de intimidação de falar em público por não se sentir confortável com a voz”, continuou.

Veja o vídeo de Maya:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Maya Massafera (@mayamassafera)

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter