Logo Folha de Pernambuco

saúde

Médica ensina 3 exercícios para deixar os orgasmos mais intensos nas mulheres; veja quais são

Fortalecimento do assoalho pélvico aumenta a sensibilidade na região genital

IogaIoga - Foto: Pexels

Uma médica especialista em saúde pélvica compartilhou em redes sociais como TikTok e Instagram exercícios que pode ajudar mulheres a ter orgasmos melhores e mais intensos. Teresa Irwin, que trabalha no Texas (EUA), postou uma série de vídeos detalhando três métodos para fortalecer os músculos do assoalho pélvico.

Os músculos do assoalho pélvico localizados entre o cóccix e a pelve sustentam órgãos como o útero, a bexiga, o intestino delgado e o reto. Gravidez e parto são as principais causas para o enfraquecimento desses músculos. O não fortalecimento dessa musculatura dificulta a chegada ao orgasmo. Além disso, pode causar disfunção do assoalho pélvico, condição que tem sido associada à incontinência urinária, necessidade frequente de urinar e prisão de ventre.

Veja as dicas da médica:
Exercícios de Kegel
Os exercícios de Kegel foram desenvolvidos para fortalecer o assoalho pélvico. Eles normalmente são feitos contraindo e relaxando os músculos da região.

De maneira geral, para reconhecer qual musculatura deve ser ativada para o exercício, indica-se segurar a urina (apenas uma vez, para reconhecer o músculo). No entanto, Irwin recomenda fazer o movimento de "segurar as fezes". "Então aperte seu esfíncter anal porque há mais e maiores músculos ao redor do ânus", disse a médica no vídeo.

Um exercício de Kegel para fazer em casa:
Encontre e sinta o músculo a ser trabalhado

Contraia com força, evitando usar outros músculos

Segure por 6 a 10 segundos

Relaxe

Repita cerca de 8 vezes

Faça duas vezes ao dia

Exercícios de Kegel aumentam a sensibilidade na região do assoalho pélvico, o que pode contribuir para um orgasmo.

Dança do ventre e ioga
Combinar os exercícios de Kegel com sessões de ioga ou dança do ventre pode ser uma boa alternativa para o fortalecimento do assoalho pélvico. Irwin orienta fazer as contrações dos exercícios de Kegel durante ou imediatamente depois de executar a dança ou algum da ioga.

A ioga trabalha os músculos de diversas áreas do corpo, principalmente os do assoalho pélvico. Certas posições acalmam o nervo vago, responsável pela resposta de luta ou fuga do corpo. A redução dessa resposta evita contrações involuntárias, o que aumenta o controle sobre sensações dos orgasmos.

Respiração hipopressiva
O exercício de respiração hipopressiva pode ajudar a aliviar a pressão no assoalho pélvico, aponta Irwin, já que o método visa fortalecer o abdômen e a lombar, ajudando a suportar o peso dos órgãos localizados na barriga.

Segundo a médica, a respiração deve ser combinada com os exercícios de Kegel.

Como fazer a respiração hipopressiva:
Sente-se com a coluna alinhada e empurre a palma das mãos contra a coxa.

Inspire de forma lenta e profunda expandindo a caixa torácica (elevando as costelas), com cuidado para não tensionar os ombros.

Expire lentamente, sempre mantendo a coluna ereta.

Após três repetições de inspiração e expiração, encolha a barriga e faça uma pausa na respiração de pelo menos três segundos.

Expire lentamente

Faça três séries no total

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter