Logo Folha de Pernambuco

saúde

Medicamento para perda de peso é aprovado para problemas cardíacos

A FDA deu aval depois de estudo comprovar que participantes tiveram 20% menos probabilidade de sofrer eventos cardíacos graves

Wegovy, remédio para perda de pesoWegovy, remédio para perda de peso - Foto: Divulgação/Novo Nordisk

A agência regulatória americana, A Food and Drug Administration (FDA) aprovou o Wegovy, o popular medicamento usado contra obesidade e comprado off label para emagrecimento, produzido pela gigante farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, a mesma que produz o Ozempic, para ser usado contra doenças cardíacas graves.

Segundo a agência, ele pode ser usado “para reduzir o risco de morte cardiovascular, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral em adultos com doenças cardiovasculares e obesidade ou excesso de peso”. Esta é a primeira vez que o medicamento é usado para estes fins.

“Fornecer uma opção de tratamento que comprovadamente reduz o risco cardiovascular é um grande avanço para a saúde pública”, disse John Sharretts, diretor da Divisão de Diabetes, Distúrbios Lipídicos e Obesidade da FDA, em um comunicado.

A aprovação foi baseada em um ensaio multinacional envolvendo 17.500 pacientes — metade recebeu o medicamento e a outra metade, placebo. Ambos os grupos receberam cuidados médicos padrão para o controle da pressão arterial e do colesterol, e ambos receberam aconselhamento sobre estilo de vida saudável sobre dieta e exercícios.

O grupo que recebeu Wegovy teve 20% menos probabilidade de sofrer eventos cardíacos graves: morte por causas cardiovasculares, ataques cardíacos não fatais e derrames não fatais.

O Wegovy é o nome comercial da semaglutida destinada à perda de peso. O princípio ativo tem se popularizado por meio da explosão de vendas de outro medicamento da mesma empresa, o Ozempic, mas que na realidade é destinado para o tratamento da diabetes tipo 2.

o Wegovy é aprovado para obesidade ou para pessoas com sobrepeso e pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso. É vendido em cinco formulações, duas com doses mais altas da semaglutida: 0,25 mg, 0,5 mg, 1 mg, 1,7 mg e 2,4 mg. O tratamento também começa com o mais baixo para acostumar o corpo.

O chefe de desenvolvimento da Novo Nordisk, Martin Holst Lange, saudou o anúncio da FDA, chamando-o de “um marco importante para pessoas que vivem com obesidade e doenças cardiovasculares”.

Wegovy “tem o potencial de prolongar vidas, abordando algumas das principais causas de mortes evitáveis, reduzindo os riscos de eventos cardiovasculares”, disse ele em comunicado.

Veja também

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado
Venezuela

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado

Newsletter