SEGURANÇA

Médico alerta sobre engasgos com espinhas de peixe durante Páscoa

Tosse, vômito e dificuldade para respirar podem ser consequências do engasgo

Brasil ocupa terceiro lugar no ranking de mortes de crianças vítimas de acidentes por engasgoBrasil ocupa terceiro lugar no ranking de mortes de crianças vítimas de acidentes por engasgo - Foto: Reprodução/Timolina/Freepik

A Semana Santa é um período festivo que aumenta o consumo de peixes por parte da população. Cresce também a incidência de engasgos por conta das espinhas. Com isso, é necessário ficar atento aos cuidados para evitar complicações mais sérias. 

O médico pediatra e facilitador do Centro de Simulação (CSim), Filipe Marinho, explicou que os engasgos por qualquer corpo estranho podem trazer repercussões importantes, como vômitos, tosse, desconforto na respiração e até mesmo insuficiência respiratória. 

“Em situações como essa, a orientação é manter a calma, não oferecer nada para ingestão e, se o paciente estiver tossindo ou falando, que seja estimulado a expelir o alimento”, recomendou. Nos casos de inconsciência ou ausência de primeiros socorros, é indicado o contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
 
O cuidado com as crianças precisa ser redobrado. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de mortes de crianças vítimas de acidentes por engasgo. “A conduta com as crianças a partir de um ano são semelhantes à com os adultos. Nos menores de um ano, as manobras de desobstrução são diferentes, necessitando de conhecimento e treinamento específicos”, explicou o médico. 

Para evitar o susto com o engasgo, o facilitador informou a necessidade de atenção na hora escolher o peixe, assim como durante o consumo. “É necessário avaliar o tipo e a quantidade de espinhas. Sem dúvidas, a melhor opção é escolher um peixe que já venha sem. Mas, mesmo assim, é preciso ter atenção à estrutura e orientar a mastigação de forma adequada antes da deglutição”, orientou o médico. 

 

Veja também

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África
vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade
obesidade

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade

Newsletter