VALE DO SÃO FRANCISCO SEGURO

Megaoperação com 800 agentes de segurança combate criminalidade na divisa entre Pernambuco e Bahia

Trabalhos foram lançados nesta sexta-feira (26), na orla de Juazeiro

Megaoperação cumpre mandados e reforça segurança na divisa entre PE e BAMegaoperação cumpre mandados e reforça segurança na divisa entre PE e BA - Foto: SDS-PE/Divulgação

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) lançaram, na manhã desta sexta-feira (26), a segunda fase da operação conjunta Vale São Francisco Seguro.

O objetivo é combater a criminalidade na região da divisa entre os dois estados.

Ao todo, participam da megaoperação 800 agentes das forças de segurança de Pernambuco e da Bahia. Os trabalhos seguem até o próximo domingo (28).

Cumprimentos de mandados de prisão e busca e apreensão em aberto e o reforço na presença policial nos bairros das cidades limítrofes estão entre as ações previstas da operação, cuja primeira fase foi deflagrada em maio e contou com os trabalhos de mais de 800 policiais.

O foco é em municípios com maiores índices de homicídios por brigas de tráfico de drogas, facções criminosas, crimes contra o patrimônio e outros delitos.

O lançamento feito nesta sexta-feira ocorreu na cidade baiana de Juazeiro, e contou com a presença do secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, e do subsecretário da Segurança Pública da Bahia, Marcel de Oliveira.

“Ações como esta reforçam o fortalecimento e a integração das forças de Segurança Pública no combate à violência. Com essa união quem ganha são os cidadãos dos dois estados", pontuou Alessandro.

“A nossa missão sempre será a integração entre as Forças da Segurança no combate à criminalidade. Garantir a segurança dos cidadãos baianos e pernambucanos é o principal foco da operação”, declarou o subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira.

Operação conta com o trabalho de várias forças de segurança | Foto: SDS-PE/Divulgação

Foco da ação
Policiais militares reforçaram a presença nos locais de grande fluxo das cidades, como orlas, parques, ciclovias e ciclofaixas, assim como outras áreas de lazer. Setores bancários e centros comerciais também são contemplados, segundo a SDS-PE.

Campanhas do Alerta Celular e Bike e de combate à Violência Contra Mulher também estão na programação das ações preventivas da campanha. Houve também revista na Penitenciária Edvaldo Gomes, em Petrolina. 

Também participam da ação o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, o Grupamento Tático Aéreo (GTA), de Pernambuco, Polícia Científica de Pernambuco e o Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar da Bahia.

As ações foram realizadas nas cidades de Petrolina, Lagoa Grande, Dormentes e Custódia, cidades pernambucanas e, em Juazeiro, na Bahia.

Operações da Polícia Civil
Duas operações foram deflagradas pela Polícia Civil de Pernambuco, nesta sexta-feira, no âmbito da Operação do Vale do São Francisco. 

A Operação Escroque resultou no cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão. A Paralelo 8 cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva.                                                           

Veja também

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos
Colômbia

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão
Horário de verão

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Newsletter