Logo Folha de Pernambuco

Opinião

Meio ambiente em foco na Fundaj

Abril é um mês importante para as áreas de pesquisa e preservação ambiental na  Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj. A instituição realizará uma série de atividades voltadas ao meio ambiente. Entre elas, parcerias com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), a celebração do Dia Nacional da Caatinga e a implantação da Usina Solar Massangana. Ressalto que a Fundaj tem em seu alicerce a pesquisa e a educação. E com essas ações voltadas ao meio ambiente, estamos pensando no futuro. Educando hoje para preservar o amanhã. 

Destaco que desde que foi criada, em 1949, a Fundação elegeu como prioridade as pesquisas no Semiárido do Nordeste. Muitos trabalhos foram desenvolvidos, principalmente em parceria com a Sudene, o Banco do Nordeste e outras instituições. Com o BNB, uma das ações será a reedição da coleção dos “Estudos sobre as Secas no Nordeste”, dentro de uma visão contemporânea, a ser lançada nos 70 anos da instituição financeira, em 17 de julho próximo.

Por sua vez, a parceria com a Ufal, que será assinada no dia 20 deste mês, às 14h, na sede da reitoria da universidade, em Maceió, Alagoas, estabelece estudos e pesquisas sobre o Rio São Francisco. Trata-se de um projeto que ampliará o conhecimento sobre os povos que habitaram e habitam a região do Baixo São Francisco, por meio da análise de 12 sítios arqueológicos desta região. Realizaremos  estudos em seis comunidades indígenas e quatro comunidades quilombolas.

Logo em seguida, nos dias 27 e 28 de abril, realizaremos o seminário “Vivenciando a Caatinga”. Palestrantes renomados abordarão o potencial deste bioma sob os aspectos da economia, saúde, cultura e educação. Importante ressaltar que a Fundação sedia o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga na Unesco, um espaço que congrega diversas políticas para esse bioma exclusivamente brasileiro. Além disso, publicou, em 2018, o “Atlas das Caatinga”, que oferece uma abordagem inovadora, com mapas, imagens de satélite, gráficos, fotografias e levantamentos florísticos das 14 unidades de conservação de proteção integral da Administração Federal no Bioma Caatinga.

Por último, e tão importante quanto os demais anteriormente citados, destaco a Usina Solar Massangana, uma iniciativa que faz parte do projeto Fundaj Sustentável. Lançamos em agosto passado, na presença do atual ministro da Educação, Victor Godoy. Vamos instalar a unidade no Engenho Massangana, campus da Fundaj no município do Cabo de Santo Agostinho. A usina sinaliza o compromisso desta gestão com a sustentabilidade. Com ela, atenderemos inicialmente ao Engenho. Mas a meta, adianto, é de posteriormente, contemplar também os demais campi da Fundaj. Com as ações listadas aqui, esperamos contribuir para um meio ambiente salutar.


*Presidente da Fundação Joaquim Nabuco


- Os artigos publicados nesta seção não refletem necessariamente a opinião do jornal. Os textos para este espaço devem ser enviados para o e-mail [email protected] e passam por uma curadoria para possível publicação.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter