Logo Folha de Pernambuco

COVID-19

Menina com síndrome de Down é primeira criança a tomar vacina contra Covid-19 em Pernambuco

Maria Antônia de Oliveira, de 11 anos, recebeu a dose durante cerimônia em sede de associação na Zona Norte do Recife. Imunização na cidade começa neste sábado (15).

Maria Antônia (direita) foi a primeira criança a receber vacina contra a Covid em PernambucoMaria Antônia (direita) foi a primeira criança a receber vacina contra a Covid em Pernambuco - Foto: Reprodução/PCR

Com uma diferença de poucas horas desde o desembarque do lote com 60 mil imunizantes no Aeroporto dos Guararapes, foram vacinadas no Recife nesta sexta-feira (14) as primeiras crianças a receberem doses contra a Covid-19 em Pernambuco.

Em cerimônia realizada na sede da Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento de Pessoas com Autismo (Afeto), no bairro da Encruzilhada, Zona Norte da capital, Maria Antônia de Oliveira, de 11 anos, foi quem tomou a vacina pediátrica número 1 aplicada no Estado.

A escolha do local se deu por conta do grupo prioritário desta fase inicial da campanha, que contempla as crianças de 5 a 11 anos com doenças neurológicas crônicas e distúrbios de desenvolvimento neurológico. Maria Antônia tem síndrome de Down. As vacinas já começam a ser aplicadas neste sábado (15) na cidade.

“Estou feliz porque chegou a vez dela e, graças a Deus, todos nós já estamos vacinados, eu já estou com a terceira dose”, disse o pai da menina, o técnico em manutenção Samuel de Oliveira, 44. " A expectativa era muito grande, a ansiedade era enorme, então eu vim o mais rápido possível, não me importei com o tempo. Eu costumo dizer que o melhor para ela é o melhor para nós".

Logo depois dela, outras seis crianças com deficiência foram imunizadas: Laura Leite, 9, com síndrome de Down; Bella Carvalho, 7, também com síndrome de Down; Luan Azevedo, 11, com paralisia cerebral; Arthur Melo, 8, com autismo; Lucas Silva, 8, com síndrome de Down; e Rafaela Maia, 8, com síndrome de Down. Cada um deles ganhou, ainda, um livro e certificado de “Supervacinado”.

O prefeito do Recife, João Campos, acompanhou a cerimônia. “É extremamente emocionante poder ver crianças com síndrome de Down e autismo se vacinando", afirmou.

E anunciou: "A partir de agora, abre o Conecta Recife para o agendamento, que já está aberto. A partir de amanhã [sábado] os centros para vacinação de crianças já estarão funcionando no Recife. Lembrando que toda criança vacinada vai receber um livro e é responsabilidade dos pais e das mães e dos responsáveis fazer esse agendamento.

"Vamos juntos imunizar as crianças e garantir que uma dose de esperança, como eu vi agora há pouco, possa chegar a 150 mil crianças recifenses”, conclamou o prefeito.

Vacinação
A vacinação dos menores de 12 anos começa já neste sábado (15), no Recife, com quatro pontos de imunização:
. Sest Senat, no bairro do Beberibe;
. Unicap, Centro;
. Faculdade Universo, na Imbiribeira;  
. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Zona Oeste.

As aplicações serão realizadas de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30.

Para imunizar os pequenos, é preciso que os pais façam o agendamento na plataforma Conecta Recife, no site ou no aplicativo para celular. O cadastro já está disponível para todas as crianças na faixa etária dos 5 aos 11 anos, mas, por enquanto, apenas aquelas com deficiência poderão se vacinar agora.

No caso do grupo prioritário, também é necessário comprovar a condição de comorbidade. Para isso, deve ser anexado, na hora de agendar a vacinação, um laudo médico com uma das comorbidades e/ou transtornos e a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID) ou uma declaração preenchida e assinada por um médico em modelo fornecido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). A documentação deve ser levada ao local de vacinação.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter