ENTENDA O CASO

Menino de 12 anos sofre parada cardíaca e convulsões após seguir "trend" de inalação com desodorante

Cesar Watson-King foi encontrado pela mãe no chão da cozinha

Cesar Watson-King e sua família Cesar Watson-King e sua família  - Foto: Reprodução/Facebook

Um menino de 12 anos de idade teve uma parada cardíaca e sofreu diversas convulsões após inalar uma lata de desodorante por causa de uma "trend" popular nas redes sociais. Cesar Watson-King, da cidade de Doncaster, na Inglaterra, foi encontrado no chão da cozinha pela mãe.

No momento em que o viu naquele estado, Nichola King, de 36 anos, imediatamente iniciou uma massagem cardiorrespiratória no filho enquanto o irmão de Cesar chamou uma ambulância às pressas.

Após ser levado para o hospital Doncaster Royal Infirmary, o menino sofreu novas convulsões e paradas cardíacas antes de ser colocado em coma induzido, segundo o relato da mãe de Caesar.

 

— Eu tinha acabado de amamentar meu bebê e estava caindo no sono quando ouvi um estrondo muito alto. Pensei que uma das crianças tinha feito alguma coisa. Comecei a descer as escadas e vi Cesar caído no chão, com os olhos revirados. Achei que ele tinha caído e batido a cabeça. Não tinha ideia do que tinha acontecido. Ele ficou azul e parou de respirar. Pensei que ele tinha morrido — relembra Nicole.

Caesar se recuperou e recebeu alta em oito dias. Ao voltar para casa, ele já conseguia falar e se movimentar sozinho sem muitas dificuldades.

— Não sabemos sobre danos a longo prazo, mas sua memória de curto prazo é muito ruim. Ele não conseguia se lembrar do que tinha acontecido. Se eu não tivesse ouvido nada naquela noite, teria descido e encontrado um cadáver na manhã seguinte — afirma.

Policiais informaram à Nicole que encontraram diversas latas de desodorante na cozinha, assim como outros produtos químicos. Ela acredita que o desafio tenha sido apresentado à Caesar por um garoto mais velho.

Esses objetos são utilizados como forma de "ganhar barato" em uma "trend" que se popularizou em países como Inglaterra e Estados Unidos, chamada de cromagem. De acordo com a National Retail Association (Associação Nacional de Varejo) da Austrália, mesmo que o termo tenha se expandido, originalmente ele se referia a prática de cheirar tinta à base de cromo para ter a sensação de ficar chapado.

Contudo, o contato em excesso pode provocar diversos efeitos negativos para o corpo, levando até mesmo à perda de consciência, tontura, náusea, desorientação e até mesmo asfixia.

Veja também

Premiê do Reino Unido enfrenta investigação por possível violação de regras parlamentares
EUROPA

Premiê do Reino Unido enfrenta investigação por possível violação de regras parlamentares

Maduro anuncia prisão de três americanos e dois espanhóis por suposta conspiração
TENSÃO

Maduro anuncia prisão de três americanos e dois espanhóis por suposta conspiração

Newsletter