Coronavírus

Menino indígena de 8 anos é a primeira criança vacinada contra Covid-19 no Brasil

Davi Seremramiwe Xavante recebeu a dose em São Paulo

Primeira criança no Brasil a ser vacinada contra Covid-19Primeira criança no Brasil a ser vacinada contra Covid-19 - Foto: Nelson Almeida/AFP

A primeira criança vacinada contra a Covid-19 no Brasil foi o menino indígena Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos. Ele recebeu a dose da Pfizer às 12h05 desta sexta-feira (14), no Hospital das Clínicas, em São Paulo. 

A solenidade simbólica contou com a participação do governador de São Paulo, João Doria. “Hoje é um dia histórico para o Brasil. Praticamente um ano atrás, vacinamos a primeira brasileira, a enfermeira Mônica Calazans. Davi é da etnia Xavante, do Mato Grosso, e está em tratamento em São Paulo”, disse Doria.

Depois de Davi, outras crianças foram vacinadas no local, como Jean Luca, de 9 anos, que tem atrofia muscular espinhal do tipo 1, e Cauê, de 11 anos, que tem síndrome de Down.

A vacinação para o público infantil em geral está marcada para começar na segunda-feira (17). O estado de São Paulo espera vacinar 4,3 milhões de crianças em três semanas.

Davi tem deficiência motora rara e recebe tratamento especializado no Hospital das Clínicas. Ele mora em Piracicaba, no interior do estado paulista.

Em entrevista online, transmitida durante o evento, o pai da criança, o cacique xavante Jurandir Siridiwe, agradeceu a vacinação do filho. “Agradeço muito essa compreensão, essa visibilidade, esse diálogo. Que os indígenas tomem vacina”, disse ele. “Será seguro quando as aulas voltarem”, acrescentou.

Quem aplicou o imunizante da Pfizer foi a enfermeira Jéssica Pires de Camargo, que também ministrou a primeira dose no Brasil, em janeiro do ano passado, na enfermeira Monica Calazans.

O governo de São Paulo tem um lote armazenado da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac, para aplicação em crianças. O governo paulista aguarda, no entanto, autorização da Anvisa para utilização da CoronaVac nessa faixa etária. A expectativa é que essa autorização seja dada já na próxima semana.

Veja também

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África
vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade
obesidade

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade

Newsletter