Logo Folha de Pernambuco

SUSTO!

Menino sobrevive cinco dias em meio a leões no Zimbábue

Menino sobreviveu alimentando-se de frutas e bebendo a água que encontrou ao cavar nas margens de um rio

Leão no Parque Nacional MatusadonaLeão no Parque Nacional Matusadona - Foto: Instagram/Reprodução @kyle_hinde

Um menino de sete anos, desaparecido por cinco dias, foi encontrado com vida em uma reserva habitada por leões e outros animais selvagens no norte do Zimbábue, informou a autoridade da fauna silvestre do país nesta sexta-feira (3).

Tinotenda Pundu entrou em 27 de dezembro no Parque Nacional de Matusadona, perto de seu vilarejo, e foi encontrado dias depois cerca de 50 quilômetros mais ao interior da reserva, disse Tinashe Farawo, porta-voz da Autoridade de Parques e Vida Silvestre de Matusadona no Zimbábue (ZimParks).

O menino sobreviveu alimentando-se de frutas e bebendo a água que encontrou ao cavar nas margens de um rio, técnica popular em áreas propensas à seca no país, acrescentou o porta-voz em um comunicado.

"Surpreendentemente, estimamos que ele caminhou pelo terreno acidentado do Parque Nacional de Matusadona, repleto de leões, por 49 km de seu vilarejo até o local onde foi encontrado", disse Farawo.

Guardas do parque, moradores locais e a polícia iniciaram buscas assim que souberam do desaparecimento. Não obtiveram sucesso devido às fortes chuvas.

Pegadas da criança foram identificadas em 30 de dezembro e ela finalmente foi encontrada na manhã seguinte, segundo o porta-voz do ZimParks.

Tinotenda Pundu foi levado ao hospital, sem ferimentos visíveis, disse Mutsa Murombedzi, parlamentar da região. "É um milagre que tenha sobrevivido", disse à AFP.

"Foi inteligente o suficiente para dormir nas encostas rochosas para que leões e outros animais selvagens não chegassem até ele", explicou.

"Moradores ajudaram nas operações de busca, tocando instrumentos de percussão na esperança de que seguisse o som", acrescentou.

Tinotenda Pundu foi encontrado graças à ajuda dos guardas florestais, que entraram na mata para resgatá-lo.

O Parque Nacional de Matusadona, perto do lago Kariba, abriga uma grande variedade de animais selvagens, incluindo leões, elefantes, leopardos e búfalos, segundo seu site.

Veja também

Três pessoas morrem na Cisjordânia ocupada por disparos contra veículos
PALESTINA

Três pessoas morrem na Cisjordânia ocupada por disparos contra veículos

Chegam às Filipinas 300 afegãos para solicitar vistos para EUA
MUNDO

Chegam às Filipinas 300 afegãos para solicitar vistos para EUA

Newsletter