Logo Folha de Pernambuco

TECNOLOGIA

Menos de 10% dos serviços oferecidos por prefeituras são digitalizados, aponta relatório

Documento traz recomendações de melhorias na transformação digital e será entregue à autoridades do governo federal

ComputadorComputador - Foto: Soumil Kumar/Pexels

Menos de 10% dos serviços oferecidos pelas prefeituras no Brasil são digitalizados, aponta o relatório “Potencializando o uso das Infraestruturas Públicas Digitais no Brasil”. O documento, que traz uma análise de cenários para a transformação digital, será entregue ao governo federal em outubro.

O relatório foi produzido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) e pela Frente Parlamentar Pelo Brasil Competitivo (FPBC).

A segurança dos dados é um dos motivos apontados para a transformação digital nos serviços públicos. O Brasil foi o 5º país mais afetado por ataques hackers no primeiro semestre de 2021, segundo o relatório. O governo foi o setor mais atingido, apresentando um aumento de 917% nos ataques.

Para que haja evolução na transformação digital de serviços públicos, o relatório aponta que deve acontecer um fortalecimento da coordenação e o alinhamento na implementação de políticas digitais entre as diferentes esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal).

O documento ainda indica que as esferas estaduais municipais de governo carecem de um avanço nesse quesito por falta de conhecimento sobre a importância da transformação digital.

“Esse desconhecimento limita o alcance das políticas públicas, restringindo a capacidade dos governos locais de promover inovações que possam melhorar a prestação de serviços, otimizar processos e aumentar a transparência e eficiência administrativa”, aponta.

O relatório foi resultado da sala de debate "Governos Digitais", ocorrida durante o Fórum de Competitividade 2024. Participaram do debate nomes do setor público e privado como, o presidente do Dataprev, Rodrigo Assumpção, diretor do Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Arthur Pereira Sabbat, e o diretor nacional de tecnologia da Microsoft, Ronan Damasco.

Veja também

Chuvas provocam quatro mortes no Sri Lanka
SRI LANKA

Chuvas provocam quatro mortes no Sri Lanka

Naufrágio de barco de migrantes na Grécia deixa quatro mortos
GRÉCIA

Naufrágio de barco de migrantes na Grécia deixa quatro mortos

Newsletter