Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Mente ativa, exercícios e dieta mediterrânea: americano de 101 anos revela segredos para longevidade

Por muitos anos, Roy Cohen foi CEO de uma empresa e afirma que projetos na aposentadoria são parte essencial para viver por mais tempo

Suas dicas de saúde incluem comer peixe fresco e vegetais, além de exercícios diários Suas dicas de saúde incluem comer peixe fresco e vegetais, além de exercícios diários  - Foto: Reprodução/Business Insider

Roy Cohen, um homem americano de 101 anos, que trabalhou por muitos anos como CEO de uma empresa farmacêutica, contou ao site Business Insider, na última sexta-feira, quais são os segredos de sua longevidade. Além de uma rotina bastante ativa que o obriga a estar em movimento, o empresário revelou detalhes sobre sua dieta e listou uma série de alimentos que o ajudam a se manter saudável.

Dentre os diversos fatores que, segundo ele, são essenciais para uma vida longa e de qualidade, Cohen deu ênfase à alimentação. De acordo com o empresário, sua dieta é baseada na culinária mediterrânea, que consiste em peixe fresco, vegetais e azeite. Além das receitas equilibradas, ele afirma que evita a todo custo comidas processadas e carne bovina.

— Se eu quiser um lanche, como um pedaço de couve-flor, uma cenoura ou um pimentão vermelho — disse Cohen. — Eu como muito repolho e salada.

Praticar exercícios e manter a mente ativa, são os outros segredos da longevidade, de acordo com o homem de 101 anos. Além dos alimentos que ingere diariamente, Cohen destacou também que agora, e ao longo da vida, sempre se manteve em movimento. Ele só se aposentou aos 81 anos, depois de mais de cinco décadas de trabalho, e ainda hoje continua a supervisionar algumas tarefas para manter a cabeça funcionando.

— Eu acompanho todas as minhas finanças. Eu trato de todos os detalhes antes mesmo que eles apareçam. Isso mantém minha mente em forma. Estar ocupado me mantém feliz — disse Cohen.

Ele também destacou a rotina de exercícios, que segue diariamente para se manter ativo. Embora devido à sua idade não possa realizar atividades muito desgastantes, ele pratica atividades de 20 minutos para fortalecer as pernas, além de vários circuitos de caminhada.

 

Nascido em 1922, Roy cresceu numa quinta onde não tinha eletricidade nem acesso à rede de água e esgoto. Enquanto realizava tarefas na fazenda, ele começou a se dedicar ao estudo. Primeiro, Cohen recebeu uma bolsa de estudos para uma universidade agrícola. Lá, formou-se em microbiologia e depois concluiu o mestrado em bioquímica e nutrição, o que o ajudou a se tornar funcionário de uma farmácia. Ele passou sua carreira de 55 anos em três empresas, culminando em sua função como CEO.

— Foi difícil no dia a dia — disse Cohen. — Lembro-me de levar baldes de água para os galinheiros, um em cada mão. Fazia frio. 'Não vou viver assim a vida toda', disse a mim mesmo.

Veja também

Newsletter