Recuperação de filhos

Met Opera de Nova York encomenda obra sobre crianças roubadas na Ucrânia

Diante dessas acusações, Lvova-Belova anunciou que as mães ucranianas ficaram seis meses para encontrar seus filhos que estavam sob tutela do Estado Russo

Moradores caminham em escombros de prédio  em Kramatorsk, na Ucrânia.Moradores caminham em escombros de prédio em Kramatorsk, na Ucrânia. - Foto: Genya Savilov / AFP

A Ópera Metropolitana de Nova York recomendou ao compositor ucraniano Maxim Kolomiiets e ao libretista George Brant a criação de uma obra sobre a viagem de mães ucranianas à Rússia para recuperar seus filhos roubados, anunciou a instituição nesta segunda-feira (11).

Os personagens da obra serão em grande parte fictícios, mas a história tem como base fatos reais ocorridos na Ucrânia e em Haia (Holanda), onde os presidentes russos Vladimir Putin e Maria Alekseyevna Lvova-Belova, defensores russos dos direitos da infância, foram acusados de crimes de guerra pelo sequestro de crianças.

Diante dessas acusações, Lvova-Belova anunciou que as mães ucranianas ficaram seis meses para encontrar seus filhos que estavam sob tutela do Estado Russo e reivindicar sua guarda sobre eles, caso contrário os perderiam para sempre, lembrou a instituição em comunicado.

“O heroísmo destas mães ucranianas diante das atrocidades russas é uma história que deve ser amplificada teatralmente e está nas boas mãos criativas de Maxim e George”, disse Peter Gelb, diretor-geral da Metropolitan Opera, instituição que declarou apoio à Ucrânia desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022.

A incorporação deste novo projeto por Kolomiiets e Brant insere-se no compromisso contínuo da Met Opera de enriquecer o repertório através da programação de novos projetos e obras-primas contemporâneas.

A temporada 2023-24, que será lançada em 26 de setembro com “Dead Man Walking”, de Jake Heggie, apresenta mais obras contemporâneas que qualquer outra temporada na história moderna do Met Opera.

O compositor e oboísta Kolomiiets compôs obras instrumentais solistas, de câmara e orquestrais e escreveu duas óperas - "Espenbaum", que foi interpretada em versão de concerto, e "Night".

Esta é a segunda encomenda da Met Opera para George Brant, autor de inúmeras peças de teatro, entre elas "Grounded", que foi desenvolvida como ópera através do programa com a compositora Jeanine Tesori antes de receber a encomenda completa da Met Opera, que estreará na Ópera Nacional de Washington em 28 de outubro de 2023, antes de sua estreia em Nova York em 2024.

Veja também

EUA: governo já destinou US$ 137 mi para afetados por Furacão Helene e se prepara para Milton
EUA

EUA: governo já destinou US$ 137 mi para afetados por Furacão Helene e se prepara para Milton

Menino de 7 anos supostamente envenenado com bombom está internado em estado grave há seis dias
Envenenamento

Menino de 7 anos supostamente envenenado com bombom está internado em estado grave há seis dias

Newsletter