redes sociais

Meta remove contas do Instagram e do Facebook do aiatolá Ali Khamenei

Empresa estava sob pressão para banir líder desde o ataque de outubro do Hamas em Israel; Khamenei apoiou as ações do grupo, mas negou qualquer envolvimento iraniano

Meta remove contas do Instagram e do Facebook de Ali Khamenei por violar política de conteúdoMeta remove contas do Instagram e do Facebook de Ali Khamenei por violar política de conteúdo - Foto: Khamenei.ir/AFP

A Meta disse nessa quinta-feira (8) que removeu as contas do Facebook e do Instagram do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, por violar sua política de conteúdo. O porta-voz da empresa disse à AFP que contas foram removidas "por violarem repetidamente nossa política sobre organizações e indivíduos perigosos”.

Embora Meta não tenha mencionado a guerra Israel-Hamas, a empresa tem estado sob pressão para banir o líder desde o ataque de 7 de outubro do grupo terrorista em Israel. Após o episódio, Khamenei apoiou as ações do Hamas, mas negou qualquer envolvimento iraniano.

Ele também apoiou publicamente a retaliação palestina contra o bombardeio de Gaza por Israel, bem como os ataques a navios no Mar Vermelho pelos rebeldes houthi do Iêmen. Khamenei, no poder no Irã há 35 anos, tem cinco milhões de seguidores no Instagram.

“Em um esforço para prevenir e interromper danos no mundo real, não permitimos que organizações ou indivíduos que proclamam uma missão violenta ou estejam envolvidos em violência tenham presença em nossas plataformas”, diz a política na qual a Meta baseou sua decisão.

Também afirma que irá “remover a glorificação, o apoio e a representação de várias organizações e indivíduos perigosos”. O Hamas é designado como organização terrorista estrangeira pelos Estados Unidos.

O Instagram e o Facebook são proibidos no Irã, mas os iranianos utilizam redes privadas virtuais, ou VPNs, para fugir às restrições e acessar sites ou aplicativos proibidos, incluindo o Facebook, o Twitter e o YouTube, de propriedade dos EUA.

Veja também

Ataque com drones lançados do Iraque deixa dois militares israelenses mortos nas Colinas do Golã
ORIENTE MÉDIO

Ataque com drones lançados do Iraque deixa dois militares israelenses mortos nas Colinas do Golã

Revalida: Inep divulga pontuação final do exame de diplomas médicos
CONCURSOS

Revalida: Inep divulga pontuação final do exame de diplomas médicos

Newsletter