Logo Folha de Pernambuco

Camaragibe

Metrô do Recife começa a operar com atraso e passageiros protestam em frente ao TI Camaragibe

Trens começaram a sair apenas 42 minutos depois do início previsto. CBTU alega manutenção

Passageiros enfrentam transtornos no TI CamaragibePassageiros enfrentam transtornos no TI Camaragibe - Foto: Reprodução

A terça-feira (23) começou com transtornos para os usuários do Metrô do Recife. A Linha Centro abriu com atraso: apenas às 5h42 os trens começaram a circular, 42 minutos depois do normal. 

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a demora para o início da operação ocorreu por conta de uma manutenção realizada no ramal Jaboatão durante a madrugada. Por volta das 7h55, a linha voltou a operar normalmente. Na segunda-feira (22), problema de sinalização de via afetou a operação.

Por causa do atraso no metrô, passageiros iniciaram um protesto na avenida Belmino Correia, em frente ao Terminal Integrado Camaragibe. O terminal e os BRTs ficaram superlotados. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram passageiros seguindo a pé na avenida.

Em protesto, um grupo de manifestantes usou entulhos e um contêiner para bloquear entrada e saída de ônibus do TI Camaragibe. A Polícia Militar foi acionada e enviou agentes ao local. Um sofá em chamas também foi usado no ato.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

A CBTU Recife informou ainda que, "por estratégia operacional" alguns trens partem vazios da Estação Recife e não param nas demais estações, na manhã desta terça-feira. O objetivo, segundo a companhia, é fazer com que as composições cheguem "mais rápidos às estações terminais de linha", casos de Jaboatão e Camaragibe, onde há maior fluxo de passageiros no horário de pico da manhã.

O intervalo médio desta terça-feira, segundo a CBTU, é de 9 minutos no tronco e 18 minutos nos ramais. 

Por meio de nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte, responsável pela administração do sistema de ônibus, informou que foi "surpreendido com o protesto". O consórcio alegou que aguarda a dissipagem da manifestação para seguir com a operação das linhas. 

"O consórcio aguarda normalização da situação para dar prosseguimento à operação no terminal, nesse momento paralisada por conta da situação prejudicando centenas de pessoas que precisam de deslocamento nesta manhã", informou trecho de comunicado. 

Segundo o consórcio, usuários também pediam a ativação de linhas especiais para o TIP e adjacências diante do problema no metrô. As linhas não foram ativadas até 9h.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter