Logo Folha de Pernambuco

metrô

Metrô do Recife: categoria se reúne nesta terça (1°) e pode votar novo estado de greve

Metroviários seguem em busca de melhorias tanto para os trabalhadores, quanto para o sistema de transporte

Participam da reunião representantes do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE)Participam da reunião representantes do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) - Foto: Ricardo Fernandes/ Folha de Pernambuco

Os metroviários do Grande Recife se reúnem nesta terça-feira (1°) para discutir a possibilidade de entrada em um novo estado de greve.

Em contato com a reportagem, o vice-presidente do Sindmetro-PE, Valmir Assis, afirmou que, caso o Acordo Coletivo Especial (ACE) e a manutenção do Acordo de Escalas não sejam aprovados, a categoria pode buscar a paralisação do serviço.

Os metroviários estão em estado de greve desde junho. O aviso é um mecanismo legal que antecede oficialmente uma paralisação.

O último alerta foi dado até esta terça-feira, e é disso que surge a necessidade de renovação. A reunião acontece às 18h, na Praça da Greve, localizada na Estação Central do Recife, bairro de São José.

Nesse meio tempo, a categoria conseguiu alguns avanços, como a aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025.

A medida garante reajuste de 2,58%, que incidirá sobre todas as cláusulas econômicas, com pagamento retroativo a maio de 2024; 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para 2025; extensão do auxílio-creche para empregados do sexo masculino, e a idade máxima da criança passa de 4 anos para 5 anos e 11 meses.

Reivindicações
Apesar da aprovação do ACT, restam demandas importantes para a categoria. A principal delas é o Acordo Coletivo Especial (ACE), que traz em pauta as questões que envolvem metroviários e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

A discussão é importante porque pode assegurar que, caso o metrô seja privatizado, os trabalhadores vão ser remanejados para outras pastas públicas e não ficarão sem emprego.

A manutenção do Acordo de Escalas também é importante para os metroviários, que, muitas vezes, precisam trabalhar longas jornadas e necessitam de uma garantia de pagamento e compensações. 

O movimento grevista deste ano também leva em conta o sucateamento do metrô. Segundo o sindicato, desde 2016, a verba repassada apenas diminui, o que interfere diretamente no funcionamento do serviço.

Veja também

Benefício de Prestação Continuada (BPC): Prefeitura do Recife realiza mutirão para adesão de idosos
SERVIÇO

Benefício de Prestação Continuada (BPC): Prefeitura do Recife realiza mutirão para adesão de idosos

Rússia lançou na Ucrânia "míssil balístico de milhares de km" de alcance
GUERRA

Rússia lançou na Ucrânia "míssil balístico de milhares de km" de alcance

Newsletter