Logo Folha de Pernambuco

TRANSPORTE

Metrô do Recife: Linha Centro está fora de operação na noite desta quinta-feira (20)

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Recife, uma queda na rede aérea foi a responsável pelo problema

Circulação na linha Centro do Metrô do Recife foi suspensa após falha na rede elétricaCirculação na linha Centro do Metrô do Recife foi suspensa após falha na rede elétrica - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Os passageiros que precisaram utilizar o metrô na estação Barro, durante a tarde e noite desta quarta-feira (20), foram pegos de surpresa com a paralisação total do sistema

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Recife, uma queda na rede aérea foi a responsável pelo problema. O incidente aconteceu entre as Estações Barro e Coqueiral, e próximo à Estação Rodoviária, onde ocorreram duas quedas na rede energizada.

Paralisação Linha Centro
Com a falha no sistema, todas as rotas da Linha Centro estavam fora de operação até a última atualização desta matéria. De acordo com nota da CBTU, até o momento, não foi possível estabelecer um prazo para retorno das atividades.

“As equipes de manutenção já foram acionadas para que o problema seja sanado o mais breve possível, mas, devido à complexidade do ocorrido, não temos previsão de retorno”, esclareceu a empresa.

Transtorno

Para os cidadãos que dependem do sistema, o cenário é de instabilidade e estresse. Os estudantes Paulo Henrique e Rakelly Lemos estavam voltando para casa juntos quando se depararam com o metrô fechado.

“Agora, vamos precisar fazer um outro caminho, mais longo, que vai demorar cerca de 40 minutos a mais para chegar em casa”, explicou Rakelly. 

A Linha Centro faz a conexão do Recife com Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, duas das mais populosas cidades da RMR.

Com a falha no funcionamento, os passageiros que precisavam chegar em casa formaram longas filas nos terminais de ônibus. 

Andréa Maria, secretária, esperou na fila mais de uma hora para conseguir pegar o ônibus.

“É revoltante essa situação. Somos trabalhadores cansados, querendo voltar para casa e isso sempre acontece durante a semana, não é a primeira vez”, destacou.

Com paralisação do metrô, passageiros formaram fila nos terminais de ônibus Com paralisação do metrô, passageiros formaram fila nos terminais de ônibus. Foto: Ricardo Fernandes / Folha de Pernambuco 

Para Silvana Santana, empregada doméstica, a jornada, que já era longa, se transformou em um percurso ainda mais cansativo.

“Vim de Casa Amarela e preciso chegar até Vitória de Santo Antão. Já estou aqui há vinte minutos, com o metrô seria bem mais rápido”.

Marcos da Silva, soldador, pegou o primeiro ônibus em Abreu e Lima, desceu na Macaxeira e esperava pegar o metrô para chegar em casa em Jaboatão dos Guararapes.

“Quase todo dia enfrento algum problema, é complicado continuar assim. Pagamos caro na passagem para, praticamente, não receber o serviço”.

Recorrência

Não é a primeira vez na semana que os usuários do sistema precisam enfrentar problemas para se locomover. Na terça-feira (18), uma pane elétrica prejudicou a rotina dos passageiros que também ficaram sem os serviços na Linha Sul. No total, 12 estações ficaram paralisadas.

Na semana passada, a Linha Centro também passou por problemas e afetou 20 mil passageiros que usam o transporte durante a semana. O motivo também foi uma falha elétrica no trecho entre Werneck e Coqueiral.

Veja também

Ministro de Israel defende reduzir a população da Faixa de Gaza pela metade
Faixa de Gaza

Ministro de Israel defende reduzir a população da Faixa de Gaza pela metade

Bombardeios israelenses deixam 3 mortos na fronteira entre Líbano e Síria
Bombardeios

Bombardeios israelenses deixam 3 mortos na fronteira entre Líbano e Síria

Newsletter