Mobilidade

Metrô do Recife: metroviários convocam assembleia para votação de estado de greve

Na pauta da assembleia, está previsto o debate sobre a "falta de recursos para manutenção e investimentos" para o metrô

Metrô do RecifeMetrô do Recife - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexos de Pernambuco (Sindmetro-PE) convocou, para esta terça-feira (6), assembleia geral extraordinária para discutir estado de greve diante do sucateamento do sistema. A reunião será na Estação Recife do Metrô, no bairro de São José, área central do Recife, às 18h.

Na pauta da assembleia, está previsto o debate sobre a "falta de recursos para manutenção e investimentos" para o metrô. A categoria lembra das "quebras constantes no metrô". 

Os metroviários também devem discutir a defendida tarifa social de R$ 2. Informes gerais do sindicato também estão na pauta.

"O ato tem como finalidade cobrar a liberação de verbas de investimento e custeio (manutenção) para melhora do serviço e compra de peças que vêm causando problemas nos trens, com a quebra constante dos veículos", diz nota do Sindmetro-PE.

O sindicato lembra que, em junho deste ano, em visita ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em Brasília, foi informado que seriam destinados R$ 29 milhões em julho. No entanto, cita a categoria, "não foi cumprida a promessa e nenhum dinheiro veio para o Metrô do Recife". 

"As verbas destinadas para a reposição de peças e outras finalidades importantes para a rotatividade dos trens precisam ser liberadas para melhora do serviço ofertado pelo sistema", completa a nota.

A primeira convocação da assembleia desta terça-feira será às 17h45. Em seguida, às 18h, será a segunda convocação.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter