Metrô do Recife: metroviários seguem em estado de greve até outubro
Metroviários votaram pela manutenção do estado de greve durante assembleia realizada nesta terça-feira (27)
Os metroviários do Recife deverão seguir em estado de greve até o dia 1º de outubro. A decisão foi tomada pelos representantes do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) durante assembleia realizada na noite desta terça-feira (27).
A reunião aconteceu na Estação Recife, localizada no bairro de São José, centro do Recife.
Estado de Greve
Em estado de Greve desde junho, os metroviários reivindicam a retirada da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Plano Nacional de Desestatização (PND).
De acordo com Luiz Soares, presidente do Sindmetro-PE, a permanência no projeto de privatização do metrô, proposta pelo Governo Federal, é vista pela classe como uma ameaça à qualidade do serviço.
"Cada falha que paralisa o metrô é um alerta para a necessidade urgente de recursos e de um plano de revitalização que não será possível enquanto o metrô estiver na lista de privatizações do governo", afirmou o presidente.
Leia também
• Clínica no Recife promove mutirão gratuito para avaliação de possíveis neurodivergentes
• CTTU monta esquema de trânsito para obra da Compesa na Madalena
Contra o fechamento aos domingos
Além disso, a categoria também se posiciona contra o fechamento do metrô aos domingos.
"O fechamento do metrô aos domingos é um retrocesso que afeta diretamente milhares de usuários, muitos dos quais dependem desse transporte para trabalhar ou realizar atividades essenciais", destacou Soares.
Para ele, a "decisão foi tomada sem qualquer consideração pelas necessidades da população e dos funcionários", que ficarão sem atividades nos domingos, quando normalmente trabalhariam.
Outro ponto crítico da pauta de reivindicações é a exigência de avanços nas negociações com o Governo Federal e a CBTU sobre o Acordo Coletivo Especial (ACE).
Até o momento, os trabalhadores não receberam uma proposta satisfatória, o que aumenta a possibilidade de uma futura greve geral.
Atropelamento
Na noite de ontem, um jovem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco após ser atropelado por um dos trens da Estação de Metrô Joana Bezerra.
De acordo com o efetivo, uma viatura de comando operacional e uma ambulância foram enviadas ao local para atendimento do homem, de 21 anos. Ele foi conduzido ao Hospital da Restauração.