Metrô: ramal Jaboatão volta a funcionar, mas Camaragibe continua parado
Sistema enfrentou problemas na rede aérea, na última quinta (12)
Os passageiros que dependem do Ramal Camaragibe do metrô continuam enfrentando os transtornos ainda decorrentes da interrupção do sistema, devido a um problema na rede aérea, que começou na última quinta-feira (12), afetando cerca de 50 mil pessoas.
Leia também
• Com Linha Centro do Metrô fechada, volta para casa é marcada por longas filas no TI Joana Bezerra
• Linha Centro do Metrô do Recife fecha, na tarde esta quinta, por causa de problemas na rede aérea
• CBTU Recife promove passeio de metrô e entrega de presentes para crianças
Desde às 5h30 desta sexta-feira (13), o Ramal Jaboatão, que atende a 70 mil passageiros e também havia paralisado, voltou a funcionar. Porém, quem precisa do modal para se locomover entre os municípios do Grande Recife continua com dificuldades, devido à complexidade dos danos causados à rede aérea. Equipes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) continuam trabalhando para sanar o problema.
Estações que continuam paralisadas:
- Alto do Céu;
- Curado;
- Rodoviária;
- Cosme e Damião;
- Camaragibe.
Já ciente do que está acontecendo, a assistente administrativa Brenda Barbosa, de 22 anos, decidiu chegar mais cedo à Estação Central do Recife, no centro da cidade. Mesmo usando o ramal Jaboatão, que voltou à normalidade, ela teme novos imprevistos.
“Ontem, eu vim pegar o metrô, mas não consegui. Nem o Jaboatão estava passando. Eu tive que voltar e pegar um ônibus, porque eu moro bem longe. Eu não tenho muita esperança nesse metrô, porque ele sempre quebra. Isso não é novo. Eu sigo na esperança, mas caso pare de novo, vou precisar pegar ônibus”, explicou ela.
O motoboy Jessé Andrade, de 30 anos, disse que não sabia do problema e alegou que ser informado pela equipe de reportagem da Folha de Pernambuco. Ele se mostrou perplexo com o transtorno.
“Eu ia trocar uma passagem, em Camaragibe. Agora, vou ter que pegar outro coletivo. O dinheiro que eu paguei aqui no metrô, eu perdi. Infelizmente, fui pego de surpresa e ninguém me avisou [que tinha parado]. É uma falta de respeito. Vou pegar um ônibus para chegar em Camaragibe. Se eu soubesse, não tinha vindo”, pontuou.
O que diz a CBTU?
O porta-voz da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Salvino Gomes, explica que o problema, ainda na quinta-feira, atingiu todas as 19 estações da linha centro do metrô, que foram fechadas, por precaução.
"As estações foram fechadas para que a atuação da manutenção fosse eficaz. A equipe contínua trabalhou durante toda a madrugada e, por volta das 5h30, a gente conseguiu normalizar o Ramal Jaboatão. A avaria na rede aérea foi bastante comprometedora. Existe a expectativa de a gente abrir, pelo menos, ao longo do dia, a via singela, que é quando uma linha é usada para os dois sentidos [subúrbio-cidade], para que a população volte a ter o metrô de volta, visto que um trem do metrô equivale a 15 ônibus", destacou Gomes.