Vândalos a caminho de jogo do Sport arremessam pedras e quebram janelas de trem
Pedra arremessada danificou duas janelas do trem, mas não causou ferimentos em nenhum passageiro
Um trem da Linha Sul do Metrô do Recife foi apedrejado, na noite dessa terça-feira (2), segundo denunciou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) nesta quarta-feira (3).
De acordo com a CBTU, a composição trafegava entre as estações Shopping e Antônio Falcão quando foi alvo do ato de vandalismo.
Leia também
• Metrô para e passageiros precisam andar pelos trilhos para chegar a estação no Recife nesta quarta-feira (3)
• Metrô do Recife não será mais estadualizado nem concedido à gestão privada, diz Governo
A pedra arremessada danificou duas janelas do trem, mas não causou ferimentos em nenhum passageiro. O trem foi retirado de circulação e passará por manutenção.
Vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que as pedras são arremessadas contra o trem. Passageiros estão no vagão quando ouvem o barulho da quebra do vidro e se assustam. Segundo legenda da publicação, os vândalos estariam a caminho do jogo do Sport, na Ilha do Retiro - a CBTU confirmou a ligação.
Levantamento da CBTU indica que, em 2022, já foram registrados 21 casos de vandalismo dentro do sistema. Entre 2016 e 2021, a operadora gastou cerca de R$ 2 milhões em material para reparar os problemas.
"É de conhecimento público as dificuldades financeiras enfrentadas pela CBTU na busca anual de recursos para manutenção e custeio do sistema, e casos de vandalismo como este só pioram o direcionamento desse orçamento. Verbas que poderiam ser revertidas em modernização e melhoria são utilizadas para recuperação do patrimônio danificado", reclamou a CBTU, em nota.
Como denunciar vandalismo no Metrô do Recife?
A CBTU alerta que é possível reportar às autoridades ligando tanto para o serviço de emergência da Polícia Militar pelo 190 quanto para o Disque Denúncia pelo número 181.
A CBTU Recife pede para que a população denuncie tais atos através do telefone que funciona 24h, o Metrô Denúncia: (81) 3455-4566.