Logo Folha de Pernambuco

METRÔ DO RECIFE

Metrô do Recife: metroviários fazem assembleia nesta terça (9) para debater possibilidade de greve

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) vai se reunir na Praça da Greve, em frente à Estação Recife

Assembleia do SindmetroAssembleia do Sindmetro - Foto: Divulgação

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) vai realizar assembleia da categoria nesta terça-feira (9), às 18h. A reunião terá como um dos temas a possibilidade de uma nova greve no dia 25 de julh, caso as reivindicações do grupo não sejam atendidas.

A assembleia acontece na Praça da Greve, em frente à Estação Recife, onde serão apresentados informes sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025 e o Acordo Coletivo Especial (ACE), além da discussão sobre a retirada do sistema do Programa Nacional de Desestatização (PND).

A categoria busca avanços significativos nas negociações com o Governo Federal e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Luiz Soares, presidente do Sindmetro-PE, destaca a importância da participação de todos os metroviários e faz um apelo pela mobilização.

“O Governo Federal não avança nos investimentos, não retirou a CBTU do PND, não reduziu a tarifa, não assinou o Acordo Coletivo Especial (ACE) que garante os empregos da categoria, caso seja concedida. A empresa não avançou nas negociações do novo Plano de Empregos e Salários (PES), promessas da campanha do ano passado", disse.

Luiz Soares afirma o compromisso da categoria com um transporte público de qualidade e que o caminho avaliado é de paralisação.

“A categoria está disposta a parar novamente o sistema na perspectiva de ter um sistema de qualidade para atender bem a população, com tarifa social e valorização da nossa categoria. Portanto, defendemos um metrô público de qualidade, estatal federal, com tarifa social de R$ 2 e com valorização da nossa categoria.”

Caso a categoria seja favorável à decisão de parar, aproximadamente dois milhões de passageiros poderão enfrentar os impactos de um modal que segue sucateado.

Greve dos Metroviários no Recife
Caso a assembleia decida por iniciar a greve, será a segunda paralisação da categoria em 2024. 

Os metroviários pararam no dia 2 de fevereiro, com alegação de insegurança para os dias de folia no Carnaval.

Investimento no Metrô do Recife 
Na última terça-feira (2), o ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou investimento de R$ 136 milhões para o Metrô do Recife.  Os recursos vão recuperar 35 quilômetros das linhas.

O anúncio foi feito durante agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Recife para a entrega dos habitacionais Vila Brasil I e II.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter