Metroviários do Recife mantêm estado de greve e não descartam paralisação do sistema no Carnaval
Categoria alega preocupação com o sistema de segurança montado para a festa este ano
Após uma nova reunião realizada com representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), na quinta-feira (8), os metroviários do Recife não descartam a possibilidade de paralisação do sistema de transporte público durante o Carnaval 2024.
A categoria está mobilizada desde terça-feira (6), data em decidiu aderir ao estado de greve após a realização de uma assembleia geral. De acordo com o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), os trabalhadores do sistema alegam preocupação com a insegurança durante o Carnaval.
Para tratar do assunto, duas reuniões já foram realizadas com a superintendente da STUREC, Marcela Campos. No penúltimo encontro, os trabalhadores solicitaram um reforço no efetivo policial na Estação Rodoviária.
Leia também
• Greve dos policiais civis: Raquel Lyra diz confiar na categoria e fala em negociação depois do Carnaval
• Polícia Civil de Pernambuco mantém greve e sindicato vai recorrer da decisão do TJPE
• Em estado de greve, metroviários solicitam reforço na segurança das estações durante o Carnaval
Além disso, eles também pediram um aumento na segurança da Estação Coqueiral e no trecho Rodoviária-Camaragibe durante o sábado (10), data em que acontece o desfile do Galo da Madrugada.
Segundo o Sindmetro-PE, os termos solicitados foram atendidos pela companhia. No entanto, os trabalhadores decidiram pela manutenção do estado de greve até o final do Carnaval.
Além disso, o sindicato deverá fiscalizar o sistema durante a festa. “Se ocorrer qualquer situação indesejável, suspenderemos a operação”, afirmou o presidente do sindicato, Luiz Soares.
“Nosso empenho, enquanto sindicato, é garantir toda a segurança e o bom funcionamento do sistema para aqueles que estão trabalhando, assim como para os foliões que irão brincar no Galo da Madrugada e nos demais dias do Carnaval”, completou.