Logo Folha de Pernambuco

Assembleia Geral

Metroviários organizam Assembleia nesta quinta (20), na Estação Recife, com possibilidade de greve

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) discute a não retirada da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Plano Nacional de Desestatização (PND)

Metrô do RecifeMetrô do Recife - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) está organizando uma Assembleia Geral Extraordinária, nesta quinta-feira (20), às 18h, na Estação Recife, com possibilidade de decretar greve. 

Na pauta está a não retirada da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Plano Nacional de Desestatização (PND). No início de abril, o presidente Lula (PT) retirou sete empresas do PND, nenhuma delas foi a CBTU. 

De acordo com Luiz Soares, presidente do Sindmetro-PE, a retirada da CBTU, consequentemente, o metrô do Recife, do plano de privatização era uma promessa do Governo Federal e ainda não teve nenhuma ação efetivada nesse sentido.

"Os trabalhadores estão se sentindo, não posso dizer traídos, mas foram apunhalados covardemente pelo governo federal, porque a ação tomada pelo presidente de não retirar e continuar os estudos foi um golpe nos trabalhadores e nas trabalhadoras da CBTU e da Trensurb", disse Luiz.

Procurado pela Reportagem da Folha de Pernambuco, a CBTU informou que só vai se pronunciar após a realização da Assembleia Geral Extraordinária.

VLT
Na última terça-feira (18), os dois ramais a diesel operados pelos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), na Região Metropolitana do Recife, deixaram de funcionar. Eles são as linhas Curado/Cajueiro Seco (que liga a Zona Oeste à Zona Sul do Grande Recife) e Cajueiro Seco/Cabo de Santo Agostinho (área Sul do Grande Recife).

Os dois ramais estão funcionando normalmente nesta quarta-feira (19). Por nota, a CBTU afirmou que os problemas são provocados pela falta de manutenção do sistema.
 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter