Assembleia Geral

Metroviários organizam Assembleia nesta quinta (20), na Estação Recife, com possibilidade de greve

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) discute a não retirada da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Plano Nacional de Desestatização (PND)

Metrô do RecifeMetrô do Recife - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) está organizando uma Assembleia Geral Extraordinária, nesta quinta-feira (20), às 18h, na Estação Recife, com possibilidade de decretar greve. 

Na pauta está a não retirada da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Plano Nacional de Desestatização (PND). No início de abril, o presidente Lula (PT) retirou sete empresas do PND, nenhuma delas foi a CBTU. 

De acordo com Luiz Soares, presidente do Sindmetro-PE, a retirada da CBTU, consequentemente, o metrô do Recife, do plano de privatização era uma promessa do Governo Federal e ainda não teve nenhuma ação efetivada nesse sentido.

"Os trabalhadores estão se sentindo, não posso dizer traídos, mas foram apunhalados covardemente pelo governo federal, porque a ação tomada pelo presidente de não retirar e continuar os estudos foi um golpe nos trabalhadores e nas trabalhadoras da CBTU e da Trensurb", disse Luiz.

Procurado pela Reportagem da Folha de Pernambuco, a CBTU informou que só vai se pronunciar após a realização da Assembleia Geral Extraordinária.

VLT
Na última terça-feira (18), os dois ramais a diesel operados pelos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), na Região Metropolitana do Recife, deixaram de funcionar. Eles são as linhas Curado/Cajueiro Seco (que liga a Zona Oeste à Zona Sul do Grande Recife) e Cajueiro Seco/Cabo de Santo Agostinho (área Sul do Grande Recife).

Os dois ramais estão funcionando normalmente nesta quarta-feira (19). Por nota, a CBTU afirmou que os problemas são provocados pela falta de manutenção do sistema.
 

Veja também

Putin assina decreto para incorporar 180 mil militares às Forças Armadas; efetivo de combate chegará
Rússia

Putin assina decreto para incorporar 180 mil militares às Forças Armadas; efetivo de combate chegará

Como a gravidez muda o cérebro? Novo estudo da Nature Neuroscience detalha pela 1ª vez como certas á
Saúde

Como a gravidez muda o cérebro? Novo estudo da Nature Neuroscience detalha pela 1ª vez como certas á

Newsletter