NEGOCIAÇÃO

Metroviários realizam assembleia nesta sexta-feira (1º); nova paralisação não é descartada

Categoria se reúne na Praça da Greve após nova rodada de negociação com a CBTU

Sistema funciona normalmente desde a última segunda (28)Sistema funciona normalmente desde a última segunda (28) - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Encerrada no início desta semana, a greve dos metroviários do Recife poderá ser retomada nesta sexta-feira (1º). Após uma nova rodada de negociação com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a categoria se reúne na Praça da Greve, no bairro de São José, área central do Recife, para uma assembleia geral. 

O encontro deverá discutir os avanços da negociação com a CBTU sobre o reajuste salarial e aumento do valor do piso dos trabalhadores. Na última quarta (30), uma reunião foi realizada para discutir o assunto. 

De acordo com a CBTU, estiveram presentes todos os sindicatos da base da categoria, o que, além do Recife, também inclui os representantes dos sistemas metroferroviários de Maceió, João Pessoa e Natal. 

Na ocasião, uma proposta final foi apresentada pela companhia, tendo em vista que os parâmetros da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) definem o dia 06 de setembro como prazo final de celebração do acordo para que haja retroativo à data-base (01/05/2023).

De acordo com o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), a proposta apresentada foi inferior ao que está sendo pedido. Dessa forma, uma nova paralisação da categoria não foi descartada.

Veja também

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV
VACINAÇÃO

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV

União Europeia anuncia empréstimo de  35 bilhões para Ucrânia com ativos russos congelados
EUROPA

União Europeia anuncia empréstimo de 35 bilhões para Ucrânia com ativos russos congelados

Newsletter