Logo Folha de Pernambuco

METRO DO RECIFE

Metroviários retomam paralisação por tempo indeterminado; greve reinicia nesta sexta-feira (11)

Categoria realizou nova assembleia nesta quinta-feira (10)

Metroviários decidem retomar a greveMetroviários decidem retomar a greve - Foto: Ed Machado / Folha de Pernambuco

Insatisfeitos com a proposta apresentada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), os metroviários do Recife decidiram nesta quinta-feira (10) retomar a paralisação total do sistema por tempo indeterminado

Dessa forma, a partir das 0h desta sexta, todas as 36 estações do Metrô do Recife, que atende cerca de 180 mil passageiros por dia, serão fechadas para a população. 

Em assembleia geral realizada na Praça da Greve, no Centro do Recife, representantes do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (SindMetro-PE), em conjunto com os trabalhadores, discutiram o índice sugerido pela CBTU. 

De acordo com o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, a empresa apresentou uma proposta de reajuste salarial de 3,45%. Inicialmente, o pedido dos trabalhadores era por um reajuste de 25%, levando em consideração as perdas salariais acumuladas nos últimos anos. 

No entanto, após a primeira audiência de conciliação promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), o percentual solicitado pelos trabalhadores caiu para 7%, em concordância com uma sugestão do Ministério Público do Trabalho (MPT)

Na penúltima rodada de negociação, a proposta foi mantida. Na ocasião, a procuradora do MPT, Ana Carolina Lima, solicitou que os trabalhadores suspendessem a paralisação por um prazo de 48 horas, oferecendo mais tempo pra que a empresa apresentasse uma proposta capaz de atender a reivindicação dos metroviários

Durante a reunião da manhã desta quinta, a CBTU sugeriu um reajuste 3,45%. Além disso, a empresa afirmou não poder estabelecer uma elevação do piso salarial da categoria, que atualmente é de R$ 1.900. A outra reivindicação dos trabalhadores, que também não foi atendida, era pela garantia de estabilidade em caso de privatização do sistema.

Por meio de nota, a CBTU lamentou a decretação de greve. A companhia afirmou que apresentou uma "nova proposta para o Acordo Coletivo 2023-2024, baseada nos parâmetros definidos pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST)". A empresa reforçou ainda que sempre esteve aberta para o diálogo com os sindicatos.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter