Crise Peruana

México anuncia suspensão de cúpula da Aliança do Pacífico por crise no Peru

O ministro mexicano também pediu "respeito à democracia e aos direitos humanos" frente ao agravamento da crise no país

Marcelo Ebrard, ministro mexicano das Relações ExterioresMarcelo Ebrard, ministro mexicano das Relações Exteriores - Foto: Saul Loeb/AFP

A cúpula da Aliança do Pacífico, que seria realizada em Lima e durante a qual o México transmitiria a presidência do organismo ao Peru, foi suspensa pela crise política no país, informou o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, nesta quarta-feira (7).

"Em vista dos últimos acontecimentos no Peru, combinamos adiar a Cúpula da Aliança do Pacífico, que seria realizada no próximo 14 de dezembro na Cidade de Lima", destacou o funcionário do governo mexicano no Twitter.

O ministro mexicano também pediu "respeito à democracia e aos direitos humanos" frente ao agravamento da crise no país, provocada pela decisão do presidente Pedro Castillo de dissolver o Congresso peruano e sua posterior destituição pelo Parlamento.

"O México lamenta os últimos acontecimentos no Peru e faz votos de respeito à democracia e aos direitos humanos pelo bem deste amado povo irmão", tuitou Ebrard.

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, tem sido um dos defensores mais ferrenhos de Castillo, denunciando, inclusive, que seu contraparte seria vítima de uma tentativa golpista.

A Cúpula da Aliança do Pacífico - organismo que reúne Chile, Peru, México e Colômbia - devia ter sido realizada na capital mexicana entre 24 e 26 de novembro, mas foi suspensa depois que o Congresso peruano negou a Castillo a permissão para participar.

Posteriormente, acordou-se que a reunião, na qual o Peru deveria receber do México a presidência pró tempore, seria celebrada em Lima.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter