Logo Folha de Pernambuco

Tempestade tropical

México ativo plano de emergência antes da tempestade que pode virar furacão

O México ativou um plano de emergência para a região da Baixa Califórnia

Bandeira do MéxicoBandeira do México - Foto: Reprodução/Internet

O México ativou um plano de emergência para a região da Baixa Califórnia, diante da aproximação da tempestade tropical Norma, que pode se tornar um furacão nas próximas horas, anunciou, nesta quarta-feira (18), o presidente Andrés Manuel López Obrador, alertando que o personagem se dirige diretamente a Los Cabos, destino turístico do Pacífico mexicano.

Às 15h GMT (12h em Brasília), Norma se localizava 925 km a sudeste de Cabo São Lucas, com ventos máximos sustentados de 110 km/h, e se deslocava a 11 km/h, segundo o relatório mais recente do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês).

“Está previsto um fortalecimento rápido nos próximos dias e Norma deve se tornar um furacão ainda hoje”, ressaltou o NHC. López Obrador indicou que uma tempestade deve provocar tempestades nesta quarta-feira nos estados costeiros de Colima, Guerrero, Jalisco e Michoacán, segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

Mais de 6 mil efetivos foram em alerta nos estados da Baixa Califórnia e Baixa Califórnia Sul, com foco nas localidades de San Quintín, Mulegue e La Paz, segundo a Secretaria de Defesa Nacional.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter